V Congresso Brasileiro da Mamona acontece em Guarapari/ES

25.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Edna Santos

Com o tema “Desafios e oportunidades”, a quinta edição do V Congresso Brasileiro de Mamona (V CBM) e do II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE) será sediada em Guarapari, no Espírito Santo, no período de 16 a 19 de junho de 2012. Na ocasião ocorrerá também o I Fórum Capixaba de Pinhão Manso (I FCPM).

A cidade que sediará o V CBM destaca-se pela diversidade de sua topografia. Guarapari localiza-se no litoral sul do Espírito Santo, a 50 km de Vitória. O visual de belas praias (da Sereia, Morro, Meaípe, Setiba, Areia Preta) contrasta com a região montanhosa a menos de 20 km repleta de cachoeiras e quedas d’água. Outro atrativo da cidade são as areias monazíticas, apreciadas pelos turistas por suas possíveis propriedades terapêuticas. Municípios vizinhos como Venda Nova dos Imigrantes e Domingos Martins abrigam colônias de alemães, italianos e prussianos. Os pontos turísticos mais visitados são: Gruta de Sant’ana, Rádium Hotel, Casa da Cultura e a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Na gastronomia pode-se apreciar a famosa moqueca capixaba, de sabor leve; muma de siri, caranguejada, torta capixaba, uma das únicas tortas com características brasileiras numa mistura de frutos do mar e palmito – costume, já presente à época dos jesuítas, apurado ao longo do tempo e, doces e iguarias típicos da cultura dos imigrantes. A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Estado destacando-se no cenário nacional ao lado do coco anão verde.

O Centro de Convenções Flávio Shneider do Sesc Centro de Turismo de Guarapari, na Rodovia do Sol 01, sediará o congresso e possui ampla estrutura executiva e de lazer.

Acoordenação do V CBM é da Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper.

O IV CBM aconteceu em 2010 na cidade de João Pessoa/PB e contou com 392 trabalhos, em 12 áreas temáticas. Com a participação de diversas instituições brasileiras e estrangeiras a cultura da mamona apresentou maior destaque com 154 trabalhos seguidos do pinhão-manso 60, e o girassol com 44.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025