Clube da Cana realiza debates sobre o bom momento da cana no Brasil
A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) sediará o curso avançado “A Transformação da Biomassa na Plataforma Bioquímica da Biorrefinaria”, de 29 de novembro a 3 de dezembro.
Organizado pela Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (Siadeb), o curso é dirigido principalmente aos profissionais com mestrado ou doutorado e a estudantes de pós-graduação que demonstrem interesse pelo tema das biorrefinarias.
O curso consistirá de tópicos introdutórios seguidos de revisões atualizadas do que há de mais avançado na área. O foco será a caracterização, tratamento/fracionamento e bioconversão da biomassa na plataforma bioquímica da biorrefinaria.
“Conceitos de biorrefinarias: enquadramento e evolução”, “Sustentabilidade das biorrefinarias” “Fontes energéticas de biomassa”, “Técnicas analíticas para caracterização química da biomassa” e “Fermentação alcoólica para etanol de 2ª geração” serão alguns dos tópicos abordados.
As inscrições vão até 1º de novembro, mas as vagas são limitadas a 30 alunos. Para participar da seleção é necessário enviar curriculum Lattes ou equivalente e carta de motivação. As candidaturas deverão ser feitas on-line em http://advancedcourses.siadeb.org.
Mais informações: cursoavancadobiorrefinarias@siadeb.org ou (12) 3159-5131.
Fonte: Agência FAPESP
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura