UPL Brasil lança indutor de defesa Luminus

Solução contribui para o aumento da produtividade e protege lavouras de doenças foliares em modo preventivo e sustentável

09.09.2025 | 08:11 (UTC -3)
Rafael Iglesias

A UPL Brasil, empresa do Grupo UPL (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL) – fornecedor global de soluções agrícolas sustentáveis –, anuncia o lançamento de mais uma biossolução inovadora: o indutor de defesa Luminus. Registrado para lavouras de soja e milho, ele oferece proteção inteligente e sustentável contra as doenças foliares que prejudicam a produtividade, sendo recomendado para a fase vegetativa no ciclo da cultura.

Com essa ampliação do portfólio, a companhia reafirma seu compromisso fundamental com a inovação em insumos para a agricultura, trazendo para o mercado uma nova molécula bioquímica que integra a mais moderna geração de produtos biológicos.

Luminus ativa o sistema de defesa da planta e reduz a pressão de doenças no período inicial de desenvolvimento, garantindo segurança e manutenção do baixeiro até o fechamento do ciclo. Desenvolvido sob os mais elevados padrões de pesquisa científica, o produto composto por um peptídeo inovador e inédito no mercado brasileiro. Ele ainda conta com uma tecnologia exclusiva de síntese do ingrediente ativo, chamada “Vismax”, que diferencia a formulação no mercado, proporcionando estabilidade e eficiência consistente no campo, além de ampla compatibilidade com os programas de manejo já adotados pelos agricultores.

Mariana Yama, gerente de biocontrole da UPL Brasil, diz: “Luminus traz consigo uma tecnologia disruptiva, desenvolvida e testada para atender as necessidades de nossos agricultores. São muitas vantagens: desde o início do ciclo, as plantas recebem proteção natural contra doenças. No manejo, a praticidade se soma à eficiência, simplificando a rotina sem perder segurança, pois Luminus é compatível com outras misturas. E qual o resultado disso? Um baixeiro saudável e protegido, cujas folhas promovem fotossíntese eficiente e possibilitam a alta produtividade, reduzindo perdas no final da colheita”.

Ainda de acordo com a especialista, “o produto seguirá em constante foco de estudo e aprimoramento de pesquisadores próprios e de instituições de referência no país, parceria que tem sido relevante para na nossa jornada de inovação, rentabilidade e sustentabilidade”.

Luminus chega ao mercado brasileiro com indicação de uso principalmente para crestamento-oliar (Cercospora kikuchii) e mancha-parda (Septoria glycines) na soja; ferrugem comum (Puccinia sorghi) e manchas causadas por Pantoea ananatis e Phaeosphaeria maydis no milho. Todos esses fungos possuem forte impacto nas culturas.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, salienta: “A UPL está profundamente comprometida com uma agricultura inovadora e colaborativa, que busca resultados produtivos reais e tangíveis. Luminus representa essa visão holística que nos movimenta: integramos ciência, escuta ativa dos produtores rurais, agilidade no desenvolvimento e geração de valor. É com essa estratégia – que inclui outras nove soluções que vamos lançar neste ano fiscal da UPL – que estamos reimaginando a sustentabilidade na agricultura e beneficiando não apenas os produtores, mas a sociedade como um todo. Esse é mais um passo, largo, em uma longa caminhada”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025