Genética da raça Brahman será ofertada em leilões de exposições paulistas
Uma equipe formada por alunos do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou da 2ª edição do Projeto Senar Rondon. No período entre os dias 23 de janeiro e 6 de fevereiro os universitários desenvolveram diversas atividades de campo, além de acompanhar o dia a dia das famílias que vivem em assentamentos rurais nos municípios de Flores de Goiás e São Domingos, ambos no estado de Goiás.
A iniciativa do Projeto é da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo é dar oportunidade a estudantes do Ensino Superior para a realização de ações de intercâmbio técnico e cultural, como atividade extracurricular. Em 2011 o Projeto teve por tema "Agora é a hora dos Assentamentos Rurais" e também atendeu assentamentos rurais em municípios de Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Participaram desta segunda edição do Senar Rondon alunos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física e Direito, indicados pelas universidades participantes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Tocantis, quer firmaram um Termo de Cooperação Técnica.
Na primeira edição do Projeto Senar Rondon, realizada em julho de 2010, o estudante Paulo Vinicius da Silva foi o único representante do curso de Engenharia Agronômica da UFSCar e, na edição deste ano, ele retornou ao projeto como monitor, acompanhado pela equipe completa do curso. Dentre as atividades realizadas pelos alunos da UFSCar destacam-se a produção de hortas domésticas e comunitárias; palestras sobre a utilização de métodos alternativos no controle de pragas e doenças e atividades multidisciplinares para a confecção de hortas escolar e orientações sobre alimentação saudável. Todas as ações do Projeto têm a intenção de colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula das universidades, melhorando as condições de vida e também o desempenho dos alunos das escolas rurais, além de promover o acesso ao conhecimento e à interação com envolvimento dos pais e da comunidade.
Com atuação nas duas edições o estudante Paulo Vinícius da Silva considera-se um privilegiado pela oportunidade de participar do Projeto Senar Rondon. Ele ressalta que "o projeto rendeu muitas felicidades, amizades e aprendizado, não apenas no sentido acadêmico, mas também de forma substancial, de vivência e troca de experiência”. A universitária Aline Dias afirma que tem grande satisfação em falar que participou do Senar Rondon 2011. "Sei que através do projeto ganhei uma enorme experiência de vida, que terá reflexos positivos tanto na minha carreira profissional quanto na minha vida pessoal", diz a aluna da UFSCar. "É extremamente gratificante ajudar pessoas que realmente necessitam".
Mais informações sobre as atividades do Projeto Senar Rondon 2011 estão disponíveis no blog http://senarrondon.wordpress.com.
Sergio Fragalli
Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos
(16) 3351-8480
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura