Universidade Federal de Santa Maria oferece 60 vagas para Curso Técnico em Fruticultura

Formação está com inscrições abertas na modalidade EaD

02.09.2024 | 14:36 (UTC -3)
Universidade Federal de Santa Maria
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Está disponível o Edital 065/2024 para o processo seletivo do Curso Técnico em Fruticultura, na modalidade educação a distância (EaD), polo de Santa Maria (RS), do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso tem duração de dois anos e são oferecidas 60 vagas. As inscrições para a seleção custam R$ 50,00 e estão abertas até 04 de novembro. A prova presencial será realizada no 1º de dezembro de 2024, das 13h às 18h (horário de Brasília). Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Universidade (www.ufsm.br/). 

O Curso Técnico em Fruticultura, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD), foi desenvolvido para atender às necessidades de quem deseja estudar, mas não possui disponibilidade para frequentar um curso presencial de forma regular. A formação é ideal para aqueles que pretendem implantar ou aprimorar pomares para consumo próprio, empreender na área com o objetivo de gerar renda, ou ingressar no mercado de trabalho atuando no setor de fruticultura.

O currículo do Curso Técnico em Fruticultura centra-se em componentes básicos para proporcionar uma visão ampla da atividade, relacionando desde o empreendedorismo, mercados e vivências em propriedades rurais. A organização curricular é dividida em módulos, com três modalidades de qualificação profissional: assistente em fruticultura, produtor de árvores frutíferas, assistente de negócios em fruticultura e assistente de controle de produção. A duração total do curso é de dois anos (1.200 horas de carga horária total), divididas em 4 semestres. O curso não possui estágio, pois oferece disciplinas de vivências com essa finalidade.

Um diferencial do curso são os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem voltados totalmente para a prática de campo. Ao longo do tempo, o Colégio Politécnico da UFSM tornou-se uma referência em fruticultura por atuar em atividades de pesquisa, extensão e qualificação com diferentes públicos e por ter um conjunto de docentes e servidores com atuação vinculada ao tema.

Para os candidatos interessados, devem atentar-se para os seguintes detalhes:

a) O curso é oferecido na modalidade a distância, mas exige que ao menos 25% da carga horária seja cumprida presencialmente.

b) As aulas presenciais são realizadas, em sua maioria, aos sábados no Colégio Politécnico da UFSM, e o estudante é responsável por providenciar transporte, hospedagem e alimentação.

c) O curso inclui visitas técnicas e atividades práticas em unidades de produção de frutas.

d) As aulas a distância são conduzidas na plataforma de aprendizagem Moodle, com transmissões ao vivo e gravações disponíveis. É necessário que o estudante possua conhecimentos básicos em programas de edição de texto e compreenda os princípios fundamentais das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) para acompanhar o curso de forma eficaz.

e) Todos os demais detalhes estão disponíveis no Edital, como também o link para as inscrições.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro