UNIFEOB realiza feira Agrotech Show, para Inovação e Tecnologia do Agronegócio

O evento surge da necessidade de levar aos produtores e profissionais da área o que há de mais novo no mercado em tecnologia e gestão da agricultura e pecuária

08.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Cabral

Pensando no atual momento do agronegócio brasileiro, que passa por uma intensa transformação com a chegada de novas tecnologias, a UNIFEOB promoverá, nos dias 11, 12 e 13 de abril, a Agrotech Show (Feira de Inovações de Tecnologia para o Agronegócio).

O evento, que é uma parceria entre o Centro Universitário e o Banco do Brasil, surge da necessidade de levar aos produtores e profissionais da área o que há de mais novo no mercado em tecnologia e gestão da agricultura e pecuária.

Em 2018, a UNIFEOB promoveu a Pré-Agrishow, um evento que foi uma espécie de “esquenta” da maior feira de agricultura do país. Como a aceitação foi grande, em 2019, os organizadores decidiram alterar o nome e a proposta do evento, que passa a ter suas características próprias.

Paulo Lazzarini, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da UNIFEOB e um dos responsáveis pelo evento, conta que a expectativa é muito boa e que os números devem superar os do ano passado.

Em 2018, foram 31 empresas participantes e R$8 milhões em negócios gerados, em um dia de feira. Já em 2019, serão três dias e estima-se a participação de 50 empresas e R$30 milhões em negócios.

TECNOLOGIA

Paulo Lazzarini explica que a agricultura e a pecuária estão passando por uma grande revolução tecnológica. Nesse cenário, surge a agricultura digital e o agronegócio 4.0, em que as ações deixam o lado intuitivo e o empirismo para entrar em algo concreto e objetivo, baseado em dados.

Assim, a agricultura conhecida como de precisão, que utiliza tecnologia para a coleta e processamento de dados, migra para a digital, que transforma esses dados em um software ou aplicativo para que o produtor tenha a melhor gestão de sua propriedade.

“A gestão sempre foi um gargalo da agricultura, que sempre teve muita intuição e subjetividade. E estamos caminhando para um momento mais consciente, com dados concretos para uma gestão eficiente com uso de tecnologias, o que gera economia na produção e uma agricultura mais sustentável”, revela Lazzarini.

E é pensando em todas essas transformações que a Agrotech, que será realizada na Fazenda-Escola da UNIFEOB, trará empresas que atuam na chamada Agricultura Digital ou 4.0, alguns startups da Pulse, incubadora da Raizen, que abriga apenas as Agtechs.

“Serão três dias de feira com um pavilhão somente dedicado às empresas que atuam com as novas tecnologias, com demonstração de equipamentos”, garante o coordenador de Engenharia Agronômica.

Uma das startups presentes será a Perfect Flight, que atua na cadeia produtiva do agronegócio, com rastreabilidade e gestão sustentável da operação de pulverizações de insumos por meio de tecnologia web nuvem (Cloud computing architeture). “Estar presente na Feira de Inovação e Tecnologia do Agronegócio é uma oportunidade para termos contato direto com os produtores e explicar presencialmente como funciona nosso aplicativo e o quanto ele fomenta o rendimento das produções e reduz o índice de aplicação de defensivos agrícolas. Além de ser sustentável, uma vez que com os mapas e dados que fornecemos, as áreas de preservação se manterão intactas no momento da pulverização”, afirma Leonardo Luvezutti, gestor de operações da startup.

 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro