União Europeia aprova duas variedades de milho transgênico da Monsanto

YieldGard VT Triple (MON 88017 x MON 810) e Genuity VT Double PRO (MON 89034 x NK603) foram aceitas para processamento de alimentos e ração

29.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A União Europeia (UE) aprovou, em 28 de julho, a importação, por países do bloco, de duas das tecnologias combinadas da Monsanto para milho – YieldGard VT Triple (MON 88017 x MON 810) e Genuity VT Double PRO (MON 89034 x NK603) – para processamento de alimentos e ração.

De acordo com comunicado da Monsanto, a decisão da UE ocorre em um momento de consolidação da biotecnologia nos Estados Unidos e também em outros países produtores de grãos, como o Brasil, devido ao reconhecimento dos benefícios gerados, como mais rentabilidade, redução de custos e a utilização de menos recursos naturais.

“Estamos animados com a decisão da União Europeia de seguir a recomendação científica independente da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar [EFSA]”, afirmou Jerry Hjelle, líder global de regulamentação da Monsanto.

“Os produtores adotam essas e outras tecnologias com o objetivo de melhorar a produtividade de suas lavouras de forma sustentável, usando um volume menor de pesticidas. Além disso, essas autorizações permitem o embarque de grãos derivados desses produtos para uso na elaboração de rações.”

O milho YieldGard VT Triple é bastante popular entre os agricultores norte-americanos e controla um grande espectro de insetos terrestres e aéreos. Estima-se que essa tecnologia esteja presente em 30% das lavouras plantadas com a cultura nos Estados Unidos neste ano.

Já o milho Genuity VT Double PRO, que também protege a planta contra pragas, acaba de ser introduzido nos EUA e está em fase de testes na Argentina, no Brasil, no México, na África do Sul, nas Filipinas, na Indonésia e no Vietnã.

“A decisão da União Europeia é um avanço em relação à aprovação de mais produtos de biotecnologia. O milho MON 89034 x NK 603 encontra-se em avaliação no Brasil. Esse milho combina duas proteínas para proteção contra o ataque das principais pragas do milho e a tolerância ao glifosato. O milho MON 89034 x NK603 possibilita ao agricultor produzir mais, reduzir a utilização de inseticidas, cultivando o milho de maneira mais sustentável”, afirma Geraldo Berger, diretor de regulamentação da Monsanto do Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro