'Um dia no campo' leva alunos do RS a refletirem sobre agricultura e responsabilidade ambiental

31.10.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Alfapress Comunicações

Mais de 350 alunos da rede pública de ensino do município de Santa Barbara do Sul/RS participaram do evento 'Um dia no Campo', na terça-feira passada (23). Os jovens conheceram mais sobre o setor agro brasileiro e o papel da sociedade para o desenvolvimento e futuro do nosso país. 'É uma atividade cultural importantíssima para gerar uma mudança de atitude. E é disso que precisamos - que o aluno e sua família contribuam com um meio ambiente mais sustentável', destaca Loreni Martinelli Ferri, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Novembro.

Promovida pela Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e pela '3 Tentos', a atividade teve o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e da Secretaria de Educação de Santa Barbara do Sul, e parceria das empresas Dow, FMC e Basf. Estiveram presentes o ANDEFINO, mascote oficial da Andef e o Olímpio, personagem símbolo das campanhas educativas do inpEV.

'Nosso objetivo é levar informação sobre a importância do trabalho no campo e a nossa responsabilidade com as gerações futuras. Hoje nos preocupamos com a produção dos alimentos porque os estudos mostram que a demanda irá aumentar. Então precisamos nos preparar: ter profissionais adequados para trabalharem com a nossa agricultura, promovendo a sustentabilidade, seja com o bom uso da água, plantio direto etc.', declara José Annes Marinho, gerente de educação da Andef que ficou satisfeito com o sucesso do evento realizado pela primeira vez no Brasil. 'Tivemos um número alto de participantes e isso nos deixa confiantes de que estamos no caminho certo. Agregamos trabalho em um dia descontraído e diferente'.

Com direito a pipoca e guaraná, os alunos puderam ver de perto experimentos com a cultura de trigo e aprenderam sobre o trabalho do produtor rural e das indústrias. Foram cinco estações que abordaram temas desde segurança alimentar, como: qualidade e demanda de alimentos, manejo, aplicação, tecnologia, desenvolvimento do mercado e destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

'A iniciativa está aprovada. Os alunos interagiram e brincaram. Agora, quando voltarem para a sala de aula, precisarão debater sobre o tema, escrever redação e responder questionários. Eles precisam ser cobrados pelo conhecimento e pela mudança de atitude', conclui a professora.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025