Últimos dias para visitar 10ª Expo Embrapa em Goiânia

18.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Cerca de 2.500 alunos de mais de 50 instituições de ensino da capital goiana e do interior do estado já visitaram a décima edição da Expo Embrapa.

O evento realizado pela Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios localizado em Goiânia, mistura conhecimento e arte para levar os estudantes a pensar sobre os problemas que motivam soluções da pesquisa agropecuária e florestal. A mostra de tecnologias teve início em 26 de abril e vai até o dia 28 de maio com visitas agendas. A entrada é franca.

Em tempos de mudanças climáticas e catástrofes naturais como os terremotos e tsunamis uma das principais atrações e que motiva o visitante para as demais é o Circuito Reverso da Natureza. Uma verdadeira instalação foi construída ao ar livre entre “paredes verdes’ erguidas a base de bucha vegetal, que nos convida a um passeio por dez estações. Mas quem espera deparar-se com o “belo” é surpreendido, diz o economista da Embrapa Transferência de Tecnologia, Rodrigo Sérgio e Silva, idealizador da mostra.

*Soluções* – Nesses dez anos de existência, a exposição tem apresentado produtos e serviços que a Embrapa e o sistema de parcerias geraram ao longo do tempo, “mas percebemos que mostrávamos soluções para quem não conhecia a origem dos problemas. Decidimos mudar a estratégia”, acrescenta Silva.

Durante o Circuito, o visitante é levado a pensar sobre escassez de águas doces e poluição de nascentes, o uso indiscriminado de agrotóxicos, do monocultivo e das queimadas, sendo chamados a refletir sobre o resultado: desertificação e morte, representada na penúltima estação. Mas é esta a mensagem? Vamos morrer com o Planeta?

Segundo a equipe que projetou a mostra, ainda há esperança se a humanidade decidir mudar. E a pesquisa é, então, apresentada como aliada nesse processo. Após percorrerem o Circuito Reverso da Natureza, os estudantes conhecem resultados da pesquisa agropecuária. Para tanto, os organizadores reuniram, nos de cinco hectares destinados à exposição, soluções tecnológicas desenvolvidas por cerca de dez centros de pesquisa da Embrapa, especialmente aquelas voltadas para o bioma Cerrado.

Além de novas idéias sobre a utilização de recursos naturais, jovens e crianças saem da Expo Embrapa com sementes da Crotalária juncea, planta vem sendo utilizada para controle biológico do mosquito da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, o número de casos de dengue em 2010 já supera em 586,2% os casos registrados no mesmo período em 2009. “É uma forma de colaborar”, diz o gerente do Escritório de Negócios, Abílio Rodrigues Pacheco.

Mais informações e agendamento de visitas

Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia

Fone: (62) 3202-6000 com Marina Biava.

Valéria Costa

Embrapa Transferência de Tecnologia

61 3448.4510 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025