UFSM divulga dados de pesquisa desenvolvida com apoio da ABHB

28.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Pinheiro Sabedra

Foram divulgados essa semana os dados parciais de desenvolvimento dos terneiros oriundos de cruzamento com touros Braford 3/8 do experimento entitulado “Viabilidade de Sistema de Cria, Recria e terminação de novilhos precoces Braford e seus reflexos na qualidade e nas características nutraceuticas da carne”, realizado pelo Laboratório de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A pesquisa teve início em dezembro de 2011, e tem como objetivo observar o desenvolvimento dos animais em oito sistemas diferentes de criação, com e sem suplementação. Segundo um dos coordenadores da pesquisa, o doutorando em Zootecnia pela UFSM, Luiz Ângelo Pizzuti, a Raça Braford foi escolhida para o estudo por possuir adaptalidade comprovada nas mais diversas regiões e climas, além de ser uma raça de reconhecida qualidade na produção de carne.

Ainda degundo Pizzuti, a parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford é fundamental para o estudo, que tem mostrado resultados excelentes. “Tive a sorte de entrar em contato com o presidente da associação, Fernando Lopa, o qual prontamente fechou a parceria para o estudo” conta o doutorando.

Essa é a tabela de ganho de peso médio dos animais referentes a 120 dias em pastagem de aveia e a azevém, com ou sem suplementação.

A respeito do andamento do experimento até o presente momento Pizzuti conta que “os resultados obtidos são muito satisfatórios. Trabalhamos com uma previsão de ganho de peso diário para que esses animais possam atingir um determinado peso de abate dentro de um período pré-estabelecido, e esse ganho diário está sendo maior do que pretendíamos”, e completa: “Isso permitiu que dois lotes de animais, que foram pesados dia 23 de setembro, já alcançassem aproximadamente 350 kg, animais estes com pouco mais de 12 meses de idade na média. Mesmos os animais mantidos exclusivamente em pastagem têm demonstrado uma evolução muito boa, o que só afirma que animais com genética aliados ao manejo nutricional e sanitário adequado, respondem satisfatoriamente no sistema produtivo”, disse.

No próximo dia 29 de setembro acontece um Dia de Campo no Laboratório de Bovinocultura de Corte da UFSM para a apresentação de resultados da pesquisa. Os animais são provenientes do núcleo de pecuaristas familiares dos Rincão do 28, em Alegrete/rs e dos seguintes estabelecimentos: Estância do Silêncio, Pitangueira, Manoel Isidoro Lagreca, Condomínio Agropecuário Nova Aurora/Anjo da Guarda, Agropecuária Odair González, Estância São Manoel, Agropecuária São Pedro, Estância São Bento, Pedro González Brasil, Agropecuária Caty, Zart Condomínio Agropecuário e Estância Guatambu.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro