Saldo da balança comercial do agronegócio cresce 3,1% no acumulado do ano
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realiza, neste sábado (24), às 9h, aula inaugural do único curso técnico de Meteorologia do Brasil. A aula acontecerá no auditório da Federação das Industrias do Maranhão (Fiema) e contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de alunos, tutores, professores e coordenadores de curso e dos Polos de Apoio Presencial do e-Tec/Uemanet.
O evento será transmitido por videoconferência para os 18 polos que ofertam os cursos técnicos: São Luís, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon.
"Implantamos 13 cursos técnicos, dos quais oito já foram iniciados. Com certeza, os cursos vão contribuir para a superação dos déficits educacionais voltados para o mercado de trabalho", disse o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Serra.
Para a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, a implantação dos cursos técnicos significa um grande momento de oportunidades e valorização do jovem e adulto. "O Maranhão passa por uma efervescência de oportunidades e a preocupação do Governo do Estado é que com essa quantidade de grandes empreendimentos que estão se instalando em nosso estado, de modo a oportunizar a nossos jovens e adultos participar do mercado de trabalho", destacou.
O diretor técnico do Sebrae/MA, José Ribamar da Silva Moraes, ministrará palestra "Conversando sobre empreendedorismo" durante a aula inaugural. Além do curso de Meteorologia, iniciará mais quatro cursos: Manutenção Automotiva, Controle Ambiental, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, totalizando quase três mil alunos matriculados.
"Empresas de geração e distribuição de energia, instituições de gestão e pesquisa agropecuária, concessionárias de serviços públicos e sistemas públicos de defesa civil dependem de informações meteorológicas atualizadas. Então, as mudanças climáticas e equipamentos de alta tecnologia estão destacando cada vez mais o trabalho dos profissionais dessa área", disse o coordenador do curso, Gunter de Azevedo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura