Caçapava do Sul/RS sedia Tarde de Campo do Programa RS Biodiversidade

22.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Felipe Rosa

O município de Caçapava do Sul/RS sediará, na próxima quarta-feira (28), uma tarde de Campo do RS Biodiversidade – programa estadual que busca promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vistas ao desenvolvimento regional.

O evento vai abordar o manejo de campo nativo com cerca elétrica e tem início às 13h30min, na sede do Piquete Guarda Velha. A promoção da Tarde de Campo é da Emater/RS-Ascar e Programa RS Biodiversidade.

O RS Biodiversidade conta com recursos de cinco milhões de dólares provenientes do Fundo Global do Meio Ambiente, com contrapartida de 6,1 milhões de dólares do governo estadual, ressarcidos em forma de medidas compensatórias. O Banco Mundial é a agência implementadora do Programa. Um dos objetivos do trabalho é promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas.

A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Fundação Zoobotânica, Fepam e TNC do Brasil, é uma das coexecutoras do RS Biodiversidade e faz parte da Unidade de Gerenciamento do Projeto. O Programa tem como gestora a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Na região, o foco do projeto está voltado para os pecuaristas familiares – pequenos produtores que criam, com mão de obra da família, gado de corte e ovinos em propriedades de até 300 hectares. Situados sobre o Pampa, esses trabalhadores ainda ajudam a conservar o campo nativo inerente ao Bioma, que já teve 54% do território devastado, principalmente pela expansão das lavouras, especialmente de soja e silvicultura, e pela substituição do campo nativo por pastagens artificiais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro