Lançamento da vacinação contra a Febre Aftosa acontecerá simultaneamente em três municípios do Extremo-Sul da Bahia
A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos certificadores mundiais, está intensificando sua atuação nos serviços de inspeção e certificação para a área de pecuária de corte, a fim de garantir qualidade na cadeia produtiva da carne bovina.
Para isso apóia o Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas da Universidade do Boi e da Carne, iniciativa da Associação dos Criadores do Nelore do Brasil, com a qual o Grupo assinou uma parceria em 2011 que, em seu primeiro ano, busca agregar ao trabalho da associação boas práticas e requisitos que levem melhorias ao produtor e pessoal interessado.
No primeiro passo desta parceria a TÜV Rheinland contribuiu com seu know-how no setor com a palestra “A Rastreabilidade como um Sistema Eficiente de Gestão e Qualificação da Produção”, ministrada pelo gerente técnico da TÜV, Dirceu Farias, dentro do primeiro Módulo do Curso de Formação de Jurados de Carcaças, que abordou a “Qualidade na Produção Animal”, realizado no mês de setembro deste ano.
O curso de formação é único no Brasil e propõe o desenvolvimento de uma visão global da cadeia produtiva da carne, relacionando a produção animal com aspectos de qualidade, da logística industrial e das exigências atuais dos consumidores.
“Queremos levar ao pecuarista a importância da seleção de seus fornecedores. O objetivo deste tema é oferecer mais uma ferramenta de gestão para o setor, tanto para o fazendeiro, ao técnico ou médico veterinário, quanto para o gerente da fazenda ou os peões responsáveis, de forma que o processo de engorda do animal seja sustentável e de qualidade”, explica o gerente comercial da aérea de alimentos da TÜV Rheinland Brasil, Lucas Martins.
O foco da palestra é introduzir o sistema gestão da qualidade como parte primordial do processo de rastreabilidade dos animais, auxiliando o criador a identificar possíveis falhas durante a engorda até a comercialização.
Segundo Martins, a rastreabilidade como sistema de gestão pode auxiliar na identificação da origem de contaminações e anomalias que possam ocorrer com o animal durante o processo de engorda. Este processo tende a elevar os índices quilogramas por hectare, bem como reduzir custos e perdas com pastagens utilizadas de forma equivocada, sub ou super pastejadas, bem como reduzir custos e perdas com a utilização de insumos ou serviços de baixa qualidade ou sem procedência.
“Além da economia, a seleção e o controle dos fornecedores ampliará os índices de qualidade da carne, levando o produto brasileiro a novos mercados como Europa, Taiwan, Japão, dentre outros”, ressalta o gerente.
Para obter essa garantia da qualidade dos produtos oferecidos aos animais no pasto, os pecuaristas têm de exigir de seus fornecedores padrões de qualidade na operação.
“A parceria da Nelore do Brasil com a TÜV Rheinland tem como principal propósito oferecer à cadeia produtiva pecuária novas oportunidades de qualificação e gestão dos processos produtivos, de forma a criar vantagens competitivas aos produtores, e ainda mais segurança aos consumidores. Através dos cursos e ações da Universidade do Boi e da Carne, estamos levando a produtores e profissionais da produção e da indústria, conhecimento a respeito de rastreabilidade, qualificação de fornecedores, certificação de processos e produtos”, observa o gerente executivo da Nelore do Brasil, André Locateli.
Esses padrões podem ser comprovados por meio de certificações das normas ISO 9001, que estabelece um sistema de gestão da qualidade na empresa, ISO 14001, o sistema de Gestão Ambiental, BPF – (Boas Práticas de Fabricação), APPCC - (Análise de Perigos e Pontos Criticos de Controle), ISO 22000 e BRC – (British Retail Consortiun) dentre outras
Já na fazenda, o produtor deve atentar para o correto manejo do solo, bem como a variedade de capim adequada para o clima, o tipo de manejo e a categoria animal que o consumirá. Mecanismos de rastreabilidade, e certificações Global GAP, além de Boas Praticas Agropecuárias (Programa desenvolvido pela Embrapa) são fundamentais para uma gestão consistente e retorno imediato.
Para o futuro a TÜV Rheinland busca certificar toda a cadeia do setor, oferecendo condições ao pecuarista de gerir toda a cadeia (engorda/sanidade/transporte/abate) de produção com segurança e qualidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura