Triticultura brasileira conta com apoio da Embrapa para reduzir déficit

05.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Elevado potencial produtivo, excelente sanidade e adaptação a diversos Estados. Essas são algumas das características que fizeram da cultivar de trigo da classe pão BRS 220, desenvolvida pela Embrapa, a mais plantada no Paraná na atual safra. O Brasil ainda não tem autosuficiência na produção do cereal, mas a pesquisa agropecuária oferece produtos de qualidade crescente para ajudar a diminuir o déficit interno, de mais de cinco milhões de toneladas, ou seja, metade da demanda.

 

As informações são do gerente de cereais de inverno da Embrapa Transferência de Tecnologia em Passo Fundo/RS, Francisco Tenório Falcão Pereira. Segundo aponta, além da BRS 220, outras cultivares da Embrapa como a BRS 208 ocupam área expressiva no Paraná - onde foram cultivados cerca de 1.150 hectares na atual safra, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Lançamentos – As cultivares BRS Pardela e BRS Tangará, das classes pão e melhorador, foram lançadas recentemente e já ocupam significativo espaço no mercado em função de suas características agronômicas. Entre elas, o gerente destaca a grande amplitude de adaptação e altos potenciais de produtividade com boa resistência a doenças. “Na presente safra, a Embrapa em parceria com a Fundação Meridional lançou ainda a BRS Albatroz, da classe pão, com excelente potencial produtivo”, diz Pereira.

 

No Rio Grande do Sul, que é o segundo Estado que mais planta trigo com mais de 36% do total da produção nacional, a BRS Guamirim foi a cultivar da Embrapa mais requisitada. “A cultivar super precoce da classe pão apresenta resistência ao acamamento, ótima sanidade foliar, além de ser altamente produtiva e ter ampla adaptação às regiões tritícolas do Sul e Centro Sul do País”, aponta o gerente.

 

Com boa aceitação, a BRS 296, também da classe pão, tem como vantagem o baixo custo de produção, destacando-se ainda a sanidade e rusticidade. Em parceria com a Fundação Pró-Sementes, a Embrapa lançou recentemente a cultivar BRS 327, também destinada à produção de pães, com excelente sanidade foliar e altamente produtiva.

 

Valéria Costa

Embrapa Transferência de Tecnologia

(61) 3448-4510

valeria.costa@embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025