Trigo: safra americana começa o ano com indicadores baixistas

Apesar das condições superiores em comparação com o ano anterior, o risco de winterkill para essa safra segue relevante e merece ser acompanhado de perto

10.01.2024 | 14:15 (UTC -3)
Claudio Sá

Já faz alguns anos que os Estados Unidos não têm uma safra de trigo de inverno realmente boa, mas a safra 24/25 começou trazendo esperanças de que esse ano deve ser diferente. E os dados divulgados na última semana pelo USDA seguiram apontando nessa direção. Confira a análise completa da Hedgepoint Global Markets.

Relatório mostra boas condições, especialmente pro HRW

O USDA divulgou suas últimas classificações de safra de trigo de inverno da temporada em 27 de novembro, informando que 50% da safra dos EUA estava em condições boas a excelentes, o maior índice para essa época do ano em quatro anos. Durante o inverno, o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA divulga relatórios mensais para alguns estados. O governo retoma os relatórios semanais sobre o progresso da safra dos EUA em abril.

“No seu relatório mensal de safra, o USDA mostrou que as classificações de condição do trigo de inverno melhoraram em dezembro no Kansas, o maior produtor de trigo de inverno dos EUA, pois a seca diminuiu em grande parte das planícies do sul, embora as classificações tenham caído em outros estados, incluindo Montana e Colorado. O USDA classificou 43% da safra de trigo de inverno do Kansas em condições de boas a excelentes em 31 de dezembro, ante 32% no final de novembro. As classificações do trigo também melhoraram em dezembro em Oklahoma, Texas e Dakota do Sul”, diz Alef Dias, analista de Grãos & Oleaginosas e Macroeconomia da companhia.

A melhoria das condições refletiu um grande evento de precipitação que encharcou o Kansas de 13 a 15 de dezembro. Temperaturas na faixa de 30 graus (F) significaram chuva congelante em alguns momentos, especialmente no início da tempestade, que também incluiu neve, disse o departamento de agronomia da Universidade Estadual do Kansas em uma atualização no final de dezembro.

Em nível nacional, 30% da safra de trigo de inverno estava em uma área com seca em 26 de dezembro, informou o USDA na semana passada, abaixo dos 32% da semana anterior e uma queda significativa em relação aos 69% do ano anterior.

“Os agricultores dos estados das planícies cultivam o trigo duro vermelho de inverno (HRW), a maior classe de trigo dos EUA, que é moído para a produção de farinha para pão. As classificações caíram em Illinois, onde os agricultores cultivam trigo vermelho macio de inverno (SRW), usado para fazer biscoitos e salgadinhos. O USDA classificou 55% da safra de Illinois como boa a excelente até 31 de dezembro, abaixo dos 72% registrados no final de novembro”, explica o analista.

Winterkill preocupa

Como o trigo de inverno permanece em estado de dormência nos próximos meses, a temperatura e a cobertura de neve isolante são as principais características a serem observadas.

No estágio de dormência, o trigo de inverno normalmente não sofre danos com temperaturas de até 0 °F, mas se torna vulnerável a danos quando as temperaturas atingem e permanecem abaixo de -10 °F por um período significativo de tempo (pois isso pode matar o ponto de crescimento submerso, resultando em morte de inverno - winterkill). Se houver cobertura de neve (acima de 1 polegada ou mais), essas temperaturas frias podem não conseguir penetrar nas qualidades isolantes da neve.

“A winterkill não é uma ocorrência comum nas regiões de produção de trigo de inverno dos EUA, pois a combinação de temperaturas extremamente baixas e pouca (menos de 1 polegada) ou nenhuma cobertura de neve é um evento raro. Todavia, esse ano muitas regiões estão com uma cobertura de neve mais fina do que o normal, aumentando as chances de winterkill, enquanto as previsões climáticas apontam para um clima mais frio”, observa.

O relatório mensal com as condições de safra do trigo de inverno para alguns estados selecionados mostrou que, no geral, as condições seguem melhores do que o ano passado, com trouxe uma melhora considerável das condições nas regiões produtoras do HRW. Contudo, o risco de winterkill para essa safra segue relevante e merece ser acompanhado de perto. Nesse momento, o cenário de uma safra de inverno maior permanece para os EUA. A melhora das condições aumenta a chance de rendimentos maiores e um menor abandono de área, o que deve compensar a menor área plantada. Neste último ponto, o USDA trará dados relevantes nesta sexta-feira, quando divulgará – junto com o WASDE – as primeiras estimativas oficiais de área plantada para a safra 24/25. Com isso, a safra americana segue trazendo fundamentos baixistas para os mercados de trigo, e a melhora das condições no Kansas indica que o spread Kansas vs Chicago deve seguir em torno da média.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro