Dia de Campo em Rio Pardo irá abordar manejo da cultura do pepino

O Dia de Campo é voltado a famílias beneficiadas pelo Programa Fomento e agricultores familiares que têm interesse em conhecer a atividade

09.01.2024 | 15:45 (UTC -3)
Carina Venzo Cavalheiro
Foto: Reinaldo Silveira
Foto: Reinaldo Silveira

Acontece nesta quarta-feira (10/01), no Parque de Exposições Apeles de Quadros, no município de Rio Pardo, o Dia de Campo sobre a cultura do pepino. A atividade visa apresentar os resultados do plantio realizado na propriedade dos agricultores Reinaldo e Danubia Silveira e orientar os produtores para o cultivo da safrinha que ocorre no início do ano. O Dia de Campo é voltado a famílias beneficiadas pelo Programa Fomento e agricultores familiares que têm interesse em conhecer a atividade e também para agricultores que irão fazer o plantio do pepino safrinha.

O extensionista rural da Emater/RS, João Francisco da Silva Gomes, explica que a família Silveira obteve bons resultados com a cultura. “O grande objetivo é mostrar aos participantes a contabilidade da propriedade no que se refere a essa produção. A família construiu estufa, investiu na estrutura e ainda terá retorno com a produção. Com isso, queremos mostrar que é uma cultura rentável”, observa.

Na ocasião também serão entregues as encomendas de sementes e materiais solicitados pelos agricultores que já têm interesse no plantio da cultura, definição dos produtores que irão fazer o plantio da safrinha e da rota de entrega da produção para as empresas, irrigação e assuntos gerais sobre a produção e comercialização.

Também está prevista visitação a uma propriedade rural que já iniciou o plantio do pepino para a safrinha, para mostrar na prática alguns dos manejos iniciais da cultura. “Também convidamos representantes dos agentes financeiros para que eles vejam como a cultura pode ser rentável e que possa ser passível de financiamento para a agricultura familiar, para que essas famílias tenham direito ao seguro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf”, conclui Gomes.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro