Basf e Cibus anunciam bons resultados em pesquisa conjunta
A cultivar de trigo BRS Guamirim é considerada um dos melhores materiais da Embrapa Trigo disponíveis no mercado da Região Sul. No mercado sementeiro há dois anos, o Guamirim é reconhecido pelo porte baixo e pelo alto potencial de perfilhamento. Apesar das qualidades, a área plantada com semente legal na última safra não passou de 50 mil hectares, representando apenas 5% da área no Rio Grande do Sul, Estado onde a cultivar apresenta melhor desempenho, com média de 3.600 kg/ha. Triplicar a representatividade do BRS Guamirim na Região Sul é a meta da Embrapa Transferência de Tecnologia, escritório de Negócios de Passo Fundo, responsável pela comercialização de sementes da Embrapa.
“Desde o lançamento da BRS Guamirim o mercado estava restrito a um grupo de produtores, instituidores da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, que detinham exclusividade na comercialização em função do aporte de recursos investido na Embrapa para o desenvolvimento da cultivar. A partir de agora, qualquer produtor de sementes pode fazer a multiplicação, desde que solicitada a anuência dos obtentores, ou seja a Embrapa e a Fundação”, explica o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira.
Em Vacaria, RS, a NBN Sementes investe na BRS Guamirim desde 2007. Na última safra, cerca de 40% dos 2.800 hectares semeados com trigo foram destinados a cultivar BRS Guamirim. “Em anos de clima favorável, a cultivar apresenta um rendimento médio de 60 a 62 sacos por hectare, ou seja, 3.500 kg/ha, uma boa produtividade em condições de sequeiro como é o caso dos produtores do Sul”, avalia o agrônomo Rodrigo Barison. Ele considera que o cultivar é bem aceita pelos produtores, que demonstraram interesse em repetir o Guamirim na próxima safra. “O porte baixo e a boa resistência a doenças agradam o produtor, que fica em dúvida apenas quanto a avaliação da indústria quanto às exigências de qualidade que variam a cada ano em função do clima”, conclui Barison.
Com ampla adaptação às principais regiões tritícolas brasileiras, o BRS Guamirim está indicado para os estados do RS, PR e SP, apresentando média de rendimentos em 3.400 kg/ha, chegando a 4.100 kg/ha no Paraná. O ciclo vegetativo é precoce (média de 125 dias para colheita, sendo oito dias mais precoce que as demais cultivares de ciclo médio). A classe comercial é pão, com média de força de glúten (W) 240, indicado para panificação industrial e mesclas de farinha. Em relação a doenças, o BRS Guamirim é moderadamente resistente à ferrugem da folha, ao oídio, à giberela e às manchas foliares. Ainda é moderadamente resistente à debulha natural, à germinação na espiga, ao crestamento e resistente ao acamamento.
Informações sobre a multiplicação de sementes da BRS Guamirim podem ser obtidas na Embrapa Escritório de Negócios de Passo Fundo, Rodovia BR 285, Km 294 - Caixa postal 451, CEP: 99.001-970 - Passo Fundo, RS. Telefones: (54) 3311-3696 /3311-3679; Fax: (54) 3311-3666; E-mail:
Joseani M. Antunes
Embrapa Trigo
(54) 3316.5800 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura