Trator Steyr Hybrid CVT será apresentado na Agritechnica 2023

Máquina deve entrar em produção brevemente; trata-se de desenvolvimento de terceira geração do "Konzept" e "Hybrid Drivetrain Konzept"

08.09.2023 | 09:35 (UTC -3)
Cultivar, com informações de Manuela Marengo
Visão aproximada do Steyr Hybrid CVT durante testes em campo
Visão aproximada do Steyr Hybrid CVT durante testes em campo

Na Agritechnica 2023, a Steyr Traktoren apresentará o Hybrid CVT, modelo "totalmente operacional e quase pronto para produção", conforme informa a empresa. Baseado na plataforma Steyr 6175 Impuls CVT, o Hybrid CVT incorpora recursos mostrados anteriormente no trator "Konzept" e no "Hybrid Drivetrain Konzept".

Uma das principais características do Hybrid CVT é que, embora seja baseado na plataforma Steyr 6175 Impuls CVT de 180 cv (nominal), foi possível fornecer-lhe a potência do maior modelo da gama acima, que produz 260cv (máx.), conforme informa a empresa.

Essa combinação de maior potência num conjunto mais leve é possível principalmente devido à combinação da transmissão CVT hidromecânica no eixo traseiro e do módulo híbrido no eixo dianteiro, ambos os quais podem ser combinados com uma embraiagem 4x4 inteligente.

O eixo dianteiro apresenta suspensão independente recentemente desenvolvida para maior conforto do operador. A função E-CVT significa que o trator é alimentado de forma puramente híbrida e elétrica até 75 kW e baixas 1.100 rpm, melhorando o conforto com cargas de tomada de força não constantes, como trabalhos com grandes enfardadeiras quadradas, e mantendo a velocidade de deslocamento através de acionamento elétrico, "sem necessidade conexão mecânica com o motor". O E-Shuttling resulta em "manobras 41% mais rápidas em baixas rotações do motor e em uma redução de 15% no consumo de combustível".

O acionamento elétrico traz outros benefícios. O E-Steering acelera o eixo dianteiro durante curvas em velocidade de campo para reduzir o raio de giro em 15% para manobras 20% mais rápidas. O E-Boost fornece energia elétrica adicional quando necessário, como após desacelerar em um cruzamento, após o qual o deslocamento completo a velocidade pode ser alcançada novamente 25% mais rápido do que com uma transmissão convencional. Isso é possível com a tecnologia de supercapacitores, que permite que a energia elétrica gerada pelo trator -- por exemplo, em descidas -- seja armazenada utilização quando necessária (como o impulso necessário naquela situação).

Com o E-Torque Vectoring, o torque é direcionado para as rodas dianteiras ou traseiras conforme necessário, criando um sistema 4x4 variável e sob demanda. Durante o trabalho de campo, as rodas dianteiras são acionadas eletricamente na mesma velocidade que as rodas traseiras, para uma tração ideal, reduzindo o consumo de combustível, o desgaste dos pneus e os danos ao solo ou cultura devido ao deslizamento. Isso também significa que o 4x4 pode ser usado na estrada, sem desgaste ou danos aos pneus ou desconforto ao motorista. O E-Braking mantém a velocidade do trator constante em descidas e utiliza a transmissão elétrica como um retardador para minimizar o desgaste dos travões e aumentar a segurança na condução.

O E-Torque Filling reduz em 6%, em média, a variação de velocidade causada por manchas de solo duro/macio ao trabalhar com implementos de penetração no solo. O resultado é uma velocidade de deslocamento consistentemente mais rápida.

A Steyr informa que o Modo E-Eco foi concebido para permitir que o trator opere durante trabalhos leves e transporte com o nível de eficiência mais elevado possível, de acordo com a combinação de potência elétrica e CVT, com potencial para reduzir o consumo de combustível em 5-10%. O Steyr Hybrid CVT também pode alimentar implementos compatíveis eletricamente através da tecnologia E-Implement, fornecendo até 75 kW a 700 V através de uma porta AEF padrão, para acionar suas funções e, quando necessário, suas rodas.

“Em apenas quatro anos desde que lançámos o trator STEYR Konzept, seguido em breve pelo Hybrid Drivetrain Konzept, levámos os principais conceitos de design ao ponto de produção”, afirma Christian Huber, Diretor Geral da CNH Áustria e Vice-Presidente Global Tractor Product Management.

Steyr Hybrid CVT em campo
Steyr Hybrid CVT em campo

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