Geoprocessamento trabalha estudos de mudanças climáticas e distribuição espacial e temporal de doenças e pragas de plantas
Com tecnologia 100% brasileira, o Gama Brasilis chega para fazer parte da linha de produtos da TradeCorp. Desenvolvida pelo professor e doutor em engenharia agrícola pela Unicamp, Ricardo Teixeira, o fertilizante Gama Brasilis é considerado diferenciado. “Ele é hidrossolúvel, e além de ter os nutrientes minerais, possui também uma parte de substância orgânica”, explica Teixeira, que também é agrônomo e consultor. Embora seja um organomineral como outros já existentes no mercado, os componentes presentes em sua fórmula e a forma de aplicação, o tornam um produto inovador no mercado.
De acordo com Teixeira, a ação esperada do Gama Brasilis é promover uma maior disponibilidade de nutrientes para a planta, estimular o sistema radicular e melhorar as condições de solo, onde as raízes da maioria das plantas são encontradas.
Primeiramente, o produto é lançado para as culturas de cana-de-açúcar, café e grãos em geral. “Futuramente pretendemos lançá-lo para outras culturas, como frutas”, completa o consultor.
Com o fertilizante, fungos e bactérias benéficos são auxiliados na criação de um solo mais nutrido. O produto deve ser aplicado próximo à linha de plantio. “Por exemplo, em pés de laranja e café, deve ser aplicado embaixo da projeção da copa”, explica Teixeira.
Os testes durante a fase de desenvolvimento do Gama Brasilis foram realizados no Estado de São Paulo e na região Nordeste, pelas diferenças no solo e no clima.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura