Projeto “De Jovem para Jovem”, da Corteva Agriscience, recebe Vanessa Abdo em sua quarta live
Bate-papo com a psicóloga e autora do perfil Mamis na Madrugada será focado na segurança e qualidade dos alimentos
A Segunda Edição do Desafio Microbioma Brasil (DMB) se encerrou na última quinta-feira (02/12). Ao todo, consultores de norte a sul do país participaram com 25 experimentos conduzidos em diferentes culturas que avaliaram os efeitos do adubo biológico produzido com Microgeo. O DMB é uma idealização dos fundadores da Microgeo️, sendo pioneiro no país e inspirado no evento internacional “Plant Microbiome Symposium”. “Mais uma vez nos surpreendemos com a qualidade dos trabalhos e dessa vez demos mais um passo. Terminamos com o sentimento de dever cumprido, pois atingimos o objetivo de incentivar discussões sobre a importância do microbioma na agricultura e a Etapa Nacional foi transmitida ao vivo, pelo nosso canal no Youtube, permanecendo acessível a todos. É a sustentabilidade na agricultura e a tecnologia da informação cada vez mais presente no agronegócio”, comemorou Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.
O trabalho vencedor, de autoria dos consultores Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol e Dra. Gabriela Ferraz de Siqueira, realizado na área de uma Usina que fica na cidade de Colômbia, em São Paulo, demonstrou respostas fisiológicas da cana-de-açúcar e melhor desenvolvimento e produtividade vegetal a partir do uso do adubo biológico produzido com Microgeo.
“As plantas tratadas com a Biotecnologia Microgeo obtiveram redução na temperatura foliar, utilizando de maneira mais eficiente o CO2 e a água, o que foi algo muito inovador”, explicou o Prof. Dr. Rafael Otto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), que participou da banca avaliadora.
“Quando a temperatura da folha se iguala a do ar é sinal de que a planta não está conseguindo refrigerar o sistema e isso reduz a produção. O indicado é que, em uma temperatura média entre 30 e 35 graus, a folha esteja 1 grau abaixo da temperatura do ar, resultado alcançado através do uso do Adubo Biológico”, explicou a vencedora da Etapa Nacional, Dra. Gabriela Ferraz de Siqueira.
Houve melhora considerável na eficiência de utilização da água, o que torna a planta mais tolerante em situação de seca e estresse hídrico, foi obtido maior crescimento, aumento no diâmetro, número de colmos e melhor sobrevivência de perfilhos, gerando ganho de 10% em produtividade da cana-de-açúcar e aumento de 1,2 toneladas de açúcar por hectare.
Os ganhadores de cada etapa regional receberam um voucher de viagem como reconhecimento. O trabalho vencedor da Etapa Nacional será publicado em uma revista de prestígio e o consultor participará do evento internacional “Plant Microbiome Symposium”, com tudo pago pela Microgeo, que acontecerá na Escócia em 2022.
“Agradecemos a toda equipe Microgeo pela parceria e oportunidade. Isto é só o começo, ainda tem muito por vir. Com todos esses resultados, nossa ideia é mesmo compartilhar esses estudos”, comemorou a vencedora da Etapa Nacional, Dra. Gabriela.
As inscrições para a 3ª edição do Desafio Microbioma Brasil já estão abertas. Os consultores deverão acessar o site https://microgeo.com.br/site/dmb/, realizar a inscrição com o protocolo a ser utilizado no experimento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura