Trabalho oriundo de projeto da Embrapa recebe Prêmio Victória Rosseti

23.02.2010 | 20:59 (UTC -3)

O trabalho em formato poster “Análises moleculares de bactérias e fungo em cana-de-açúcar” apresentado no 33º Congresso Paulista de Fitopatologia, realizado de 2 a 4 de fevereiro na Faculdade Dr. Francisco Maeda em Ituverava/SP recebeu o prêmio “Victória Rossetti” como melhor trabalho apresentado no evento.

O estudo faz parte do projeto “Desenvolvimento de métodos e aplicativos para sistemas quarentenários em apoio à defesa agropecuária nas culturas de citros, cana-de-açúcar, eucalipto e flores/plantas ornamentais no Estado de São Paulo”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e liderado pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Luiz Alexandre Nogueira de Sá, um dos autores do poster.

O poster foi elaborado por Haiko E. Sawazaki (primeira autora) e Renato F. A. Vega do Instituto Agronômico – IAC (Campinas, SP); Cassiara R. N. C. B. Gonçalves do CentroTecnológico da Cana – CTC (Piracicaba, SP), além das bolsistas Camila Ribeiro, Manoela C. Martins, Virginia C. Carvalho e Marina Senger do Centro de Recursos Genéticos do IAC.

De acordo com Sá, no estudo foram usados clones de plantas, para “facilitar as análises moleculares de determinação de infecção em plântulas de cana-de-açúcar e auxiliar a diminuição do tempo de quarentena ou o próprio melhoramento, pois o sucesso da quarentena de plantas depende de métodos rápidos e precisos da certificação da sanidade vegetal”, explica o pesquisador.

Segundo ele, no trabalho foram usadas clonagens dos fragmentos amplificados, específicos de doenças por bactérias, Xanthomonas albilineans (escaldadura) e Clavibacter xyli sbsp. Xyli (raquitismo) e fungo do carvão (Ustilago scitaminea), os quais mostraram ótima performance como controle positivo nas análises de PCR de DNA de folhas de plântulas de cana-de-açúcar (com 2 meses após transplantio, oriundas de cultura de tecido). “As seqüências das amostras positivas confirmaram as doenças. Estes dados indicaram o uso de clones como controle positivo”, confirma ele.

Eliana Lima

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311.2748 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025