Guarany apresenta duas grandes inovações no combate a incêndios florestais durante a Expoforest 2011
Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) será apresentada pelo doutorando Diógenes Dezen, nesta quinta-feira (24), às 14h, durante defesa de tese na Faculdade de Veterinária da Ufrgs. O trabalho intitulado “Desenvolvimento de uma vacina recombinante para a circovirose suína e ensaios para diagnóstico molecular do PCV2” teve como orientador o professor e pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Ph.D. Paulo Michel Roehe e co-orientador o Dr. Frans Rijsewijk, recentemente falecido.
O resultado deste trabalho permitirá a fabricação de uma vacina recombinante para a circovirose suína, enfermidade de grande importância para a cadeia produtiva de suínos. Segundo o pesquisador, o Instituto foi pioneiro no desenvolvimento de uma vacina autógena para esta enfermidade. “A vacina recombinante deverá substituir o produto autógeno com vantagens em sua eficácia e segurança”, explica Roehe. “Numa etapa posterior, a vacina será oferecida aos laboratórios privados interessados em viabilizar sua produção comercial”, finaliza.
A banca examinadora será formada pela pesquisadora da Embrapa/CNPSA, Janice Reis Ciacci Zanella, e pelos professores da Ufrgs, Cláudio Wageck Canal e Amauri Braga Simonetti.
Gislaine Freitas
Assessoria de Comunicação Social
(51) 3288-8036
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura