Alerta Mosca-das-Frutas reduz custos para o manejo adequado

O sistema de alerta é um passo importante para a segurança do alimento e a rastreabilidade

24.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Mª Francisca Canovas de Moura​

Redução de custos com agroquímicos, informações sobre o momento de controle e rápida tomada de decisão. Essa é a avaliação final do Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas nos pomares de pêssego na Serra Gaúcha da safra 2019/ 2020.

Para Marcos Botton, entomologista e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, “o sistema de alerta é um passo importante para a segurança do alimento e a rastreabilidade. É uma ferramenta para os produtores que estão implementando as boas práticas agrícolas visando a segurança do alimento proporcionando um produto sem inconformidades em termos de resíduos, porque a população da mosca é influenciada por diversos fatores como condições climáticas e estádios fenológicos do pessegueiro”.

Giseli Boldrin Rossi produz pêssegos e uvas em Nova Pádua, RS e conseguiu uma redução de custos com os inseticidas quando não houve população de moscas nas armadilhas do pomar:  “neste ano, como tínhamos monitoramento, toda semana que não apresentava população, era uma semana sem o uso do inseticida. Isso significou uma redução no custo de produção, e tranquilidade, pois  ficamos sem o medo da mosca atacar”.

Além do alerta indicando a quantidade de moscas no pomar, o Boletim também trazia dicas sobre outros possíveis agentes bióticos e abióticos que pudessem danificar a cultura.  A produtora Giseli confirma o interesse pelas dicas: “tivemos semanas de muita chuva que veio o alerta para bacteriose. Nas semanas mais secas foi emitido alerta sobre os ácaros e assim funcionou muito bem. E realmente se confirmou. Esses alertas de possíveis doenças que poderiam estar surgindo na própria semana auxiliaram muito com a aplicação dos produtos certos para tratamento”.

Além de ser utilizado pelos produtores, o Boletim também foi utilizado por técnicos no interior do estado. Jéssica Zalamena, técnica em agropecuária, extensionista rural da Emater/RS-Ascar em Cotiporã, RS, confirma o uso do Boletim junto aos produtores para divulgar os números de moscas nos pomares e discutir sobre a tomada de decisão no manejo dos pomares. No município a sugestão de algumas famílias é  expandir o uso do Boletim para frutas cítricas.

O boletim do Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas é uma parceria da Embrapa Uva e Vinho com a Emater/RS-Ascar. Enio Ângelo Todeschini, engenheiro agrônomo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar considera essa ferramenta muito importante para os extensionistas, para a pesquisa e para os produtores:  “É o terceiro ano em prática e  estamos ampliando e fazendo de tudo para manter funcionando o Sistema. É um instrumento que contribui com a racionalização do uso de agroquímicos e com a segurança do alimento”.

Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas na Serra Gaúcha

Desde 2017, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) e a Emater/RS-Ascar tem expandido o sistema de monitoramento da mosca-das-frutas nos pomares de pêssego na Serra Gaúcha. Nesta safra, além de monitorar os municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Pinto Bandeira e Veranópolis, atendendo ao pedido dos produtores, o Sistema chegou a Caxias do Sul, Cotiporã, Nova Pádua e São Marcos. Esses municípios são responsáveis por 90% da produção de frutas de caroço (pêssego e ameixa) para consumo in natura do estado. O Sistema conta com a parceria do IFRS-Campus Bento Gonçalves e das Secretarias Municipais de Agricultura, contando com a participação de 40 produtores e duas estações de pesquisa, nas quais são realizadas o monitoramento da praga.

O monitoramento é realizado de agosto a janeiro durante a safra por uma equipe técnica de pesquisadores e extensionistas que se reúnem para avaliar os dados coletados e fazer indicações para o manejo mais adequado no período. Semanalmente são elaborados boletins com dicas e orientações para uso correto das ações de controle, posteriormente enviados a representantes da cadeia produtiva regional.

Clique aqui e conheça o Sistema de Alerta para Mosca-das-Frutas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024