Touros Basco da Santarém e Brutus MN são destaques do Gtag

10.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Barros

O Gtag inicia 2012 com duas importantes validações, confirmando a superioridade genética dos touros Basco da Santarém e Brutus da fazenda MN, dois reprodutores com sêmen à disposição dos produtores rurais.

”Com a excepcional correlação positiva encontrada entre os resultados moleculares do Gtag e as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) dos diversos programas de melhoramento temos a certeza que o Gtag colabora positivamente com a escolha acertada de animais superiores em seu criatório”, salienta o Gerente Técnico de Genômica da MSD Saúde Animal, Alexandre Zadra.

O técnico sugere que os pecuaristas façam o Gtag de seus animais jovens para uso próprio ou mesmo nos animais de venda para definir primeiramente quais devem ser vendidos e também munir seu cliente de informações consistentes a respeito da genética que esta adquirindo.

O administrador da Fazenda Santarém, Iomar de Camargo, afirma que o mais importante é a precisão do Gtag. “O Gtag concluiu a superioridade do Basco da Santarém cientificamente, provando a qualidade da ferramenta que a MSD Saúde Animal colocou no mercado”, afirma.

Camargo ressalta ainda que essa superioridade agrega valor tanto para a fazenda quanto para o mercado produtivo da carne no Brasil. “Esse tipo de ferramenta nos ajuda a selecionar os animais, contribuído para a melhoria genética, bem como a produção da carne no país”.

Já Lucio Comachini, sócio-proprietário do Brutus da MN, touro que teve sua superioridade comprovada cientificamente pela ferramenta, afirma que o Gtag “é importante e auxilia a identificar animais com alto potencial genético de forma precoce”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025