Morango é alternativa de renda para produtores do Norte de Minas
O reprodutor nelore Ranchi Ipê Ouro completará 15 anos no dia 15 de novembro e ganhará festa com direito a bolo de feno e convidados. Ele merece. Ranchi tem cerca de 92 mil filhos no Brasil - dos quais 10.350 filhos avaliados pela ABCZ/Embrapa - e 2,4 mil filhos na Bolívia.
Ranchi Ipê Ouro é um dos maiores reprodutores da história do Nelore brasileiro. “Ranchi é pai de grandes campeões e sua progênie é uma referência no Nelore moderno", destaca Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa. Sua genética diferenciada provem do pedigree com grandes genearcas da raça nelore, já que é filho de Myke (neto de Ludy) em vaca 1646 da MN.
Em setembro de 1997, o reprodutor sagrou-se Reservado Campeão Bezerro da Expoinel, em Uberaba (MG). Era o começo de sua trajetória de títulos. Oito meses mais tarde, conquistou o Campeonato Júnior Menor e o título de Campeão Precoce da ExpoZebu.
Em sua primeira participação como reprodutor no ranking da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), no biênio 1999/2000, aos 36 meses de idade, Ranchi se colocou entre os 15 melhores reprodutores da raça, sendo o mais jovem entre eles. Nas últimas 11 edições do ranking, desde 2000/2001, o touro se posiciona entre os 10 melhores da raça, confirmando a consistência de sua genética e homogeneidade da sua produção.
Em 2006, Ranchi iniciou uma nova etapa na sua trajetória, passando a integrar a bateria da CRV Lagoa. Ao ultrapassar a marca de 250 mil doses produzidas e comercializadas, em 2007, recebeu o Troféu Palheta de Ouro no Show de Genética. Atualmente, o reprodutor já produziu cerca de 400 mil doses. Em julho de 2008, Ranchi teve 50% de sua posse adquirida pela parceria entre a Ouro Fino e a CRV Lagoa.
Ainda em franca produção de sêmen, Ranchi continua conquistando excelentes resultados pela sua progênie. No ranking ACNB 2009/2010, teve cinco filhas entre as 30 melhores matrizes: Bélgica I PO NI, Maharashi I J. Galera, Maharashi II J. Galera, Cyllana Colorado e Nitrila MRC. Também é possível destacar resultados como o de sua filha Jupiá III Ouro Fino, Campeã Fêmea Jovem da ExpoZebu 2010, Reservada Campeã Vaca Adulta da Expoinel 2010, 4ª Melhor Fêmea Adulta do Ranking ACNB 2009/2010 e destaque do Leilão Elo da Raça 2010, sendo comercializada por R$ 3,2 milhões.
“Ele também marca seu nome no Centro de Performance CRV Lagoa: o campeão Nelore (de maior índice genético) Feedback da Pau D’Arco e o terceiro maior índice, Estampa JD da FS, são netos de Ranchi, comprovando-o como um grande avô materno da atualidade”, ressalta Ricardo Abreu.
“A comemoração é especial, pois o Ranchi possui uma expressiva longevidade, completando 15 anos com progênie e fertilidade muito acima do normal para um animal dessa idade”, afirma Arnaldo Manuel Souza Machado Borges, um dos proprietários do reprodutor.
Mais informações sobre Ranchi e a bateria de Nelore da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299 ou site
.
Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura