Assinado convênio para analisar a fertilidade do solo de Porto Alegre
No último dia 27 de maio foi realizado o encerramento da 3ª Prova de Ganho de Peso da Brascan / Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG), tradicional avaliação da raça Santa Gertrudis.
A prova foi realizada na Fazenda Mosquito, em Narandiba (SP), com a participação de 46 animais de sete criadores de diversas localidades. Acompanharam o encerramento da prova diretores da ABSG e profissionais da Embrapa Gado de Corte, DGT Brasil e Brascan Cattle S/A.
Touro de Jorge Rudney Atalla, que participou da prova com cinco animais, ficou em primeiro lugar na avaliação. M-2-7/4/588, nascido em 10 de outubro de 2007, foi classificado elite com Índice Bartira de 1,22 pontos. Em seguida veio M-804-60/7, de Antônio Roberto Alves Correia, com 0,84 pontos de Índice Bartira. Na terceira colocação ficou M-1-17/15, da Brascan Cattle S.A., com 0,73 pontos de Índice Bartira.
“Os animais terminaram a prova em excelente condição corporal com pelos lisos e brilhantes, ótima adaptação e os melhores classificados serão comercializados como touros para cruzamento industrial e gado PO”, afirma José Arnaldo Amstalden, superintendente técnico da ABSG.
Anderson Fernandes, superintendente adjunto e de melhoramento genético da Entidade, destaca que, dos animais participantes da prova, os líderes da Brascan são netos do touro TS 588-34 Elite na Prova de Ganho de Peso do IZ (Instituto de Zootecnia) de São José do Rio Preto (SP) em 2002. “Isso comprova a eficiência na realização desse tipo de avaliação”, destaca.
A Brascan Cattle S/A adquiriu três animais, incluindo o campeão da prova, que será utilizado em seu plantel PO. Os animais classificados como Elite e Superiores de propriedade da Brascan serão utilizados na Fazenda Pirapitinga, em Canápolis (MG), no cruzamento industrial.
Mais informações na Associação Brasileira de Santa Gertrudis através do telefone (11) 3673-2322 ou do site
.
Thell de Castro
Assessoria de comunicação – ABSG
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura