Assinado convênio para analisar a fertilidade do solo de Porto Alegre

09.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

O prefeito em exercício de Porto Alegre, José Fortunati, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Benami Bacaltchuk, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, assinaram, nesta tarde (9/6), um convênio para a elaboração do Mapa de Fertilidade do Solo Urbano da capital gaúcha.

O prefeito Fortunati falou da importância da iniciativa que contribuirá para a identificação da origem dos problemas da arborização urbana, possibilitando maior segurança na escolha das espécies de árvores, arbustos e folhagens para os projetos de parques, praças e vias públicas. Fortunati lembrou que Porto Alegre é considerada a Capital Ambiental do Mercosul.

Segundo Bacaltchuk, a pesquisa permitirá elaborar um inventário das diferentes regiões da cidade para fundamentar cientificamente os projetos de arborização para os logradouros públicos. “Esse trabalho viabilizará uma maior utilização do espaço urbano para a produção de alimentos, isto é, um novo mundo urbano, com maior produtividade dos empreendimentos agrícolas existentes na área”, afirma o dirigente.

Na ocasião, o Professor Garcia lembrou que esse convênio inédito auxiliará no aumento da produtividade, na diminuição dos custos e na melhoria dos tratos culturais. Além disso, afirma o secretário, auxiliará no Programa de Mapeamento da Qualidade do Ar de Porto Alegre, através da utilização de bioindicadores.

O trabalho será feito no Laboratório de Análise de Solos da Fepagro e receberá um investimento de R$ 21.600,00, proveniente do Fundo Pró-Defesa do Ambiente e de Compensações Ambientais.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 3288 8036

fepagro.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro