TO: agricultores familiares discutem arroz com Embrapa

18.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os agricultores familiares de Axixá, no Tocantins, terão a oportunidade de discutir com técnicos da Embrapa Arroz e Feijão e Ruraltins o uso de cultivares de arroz de terras altas na próxima quarta-feira (22/04), a partir das 8 horas, na Fazenda São Francisco, Povoado Morada Nova.

A programação do evento prevê relatos de técnicos da Ruraltins sobre as cultivares apresentadas e debates com técnicos da Embrapa Arroz e Feijão sobre o cultivo do arroz de terras altas em agricultura familiar. A iniciativa visa capacitar produtores para lidar com este sistema em suas propriedades.

A ação faz parte de um projeto do PAC-Embrapa que, desde o segundo semestre de 2008, distribuiu sementes para a instalação de unidades demonstrativas (UD´s) para agricultores familiares em 13 escritórios da Ruraltins no Estado. A maioria das Unidades Demonstrativas está localizada em áreas de assentamentos rurais, como a Fazenda São Francisco, pertencente ao projeto Barranco do Mundo. Outros municípios também receberam Unidades Demonstrativas da Embrapa Arroz e Feijão: Filadélfia, Barra do ouro, Pedro Afonso, Santa Maria, Pium, Marianopolis, Palmas, Novo acordo, Figueiropolis, Peixe, Arraias, Paraum.

Ao visitar as UD´s os agricultores e técnicos podem conhecer as cultivares Caiapó, Primavera, BRS Bonanza, BRS Monarca, BRS Sertaneja e BRS Pepita sendo que as duas últimas tem chamado a atenção pelo seu potencial produtivo e adaptação para a região pré-amazônica.

O evento é uma realização da Embrapa Arroz e Feijão, Ruraltins, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do TO e Governo do Estado e conta com o apoio do Sebrae-TO e Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Estado do TO.

André Ribeiro Coutinho

Embrapa Arroz e Feijão

(62) 3533-2108/2123 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025