TMG expande laboratório de biotecnologia e atinge 30 milhões de análises

Construção do novo espaço ampliou a capacidade de geração de dados da empresa em 15 vezes; novo layout do laboratório também possibilitou a geração de 1 milhão de análises em um único mês - recorde mensal

10.01.2022 | 13:12 (UTC -3)
Lara Catunda
Novo laboratório de biotecnologia da TMG, na matriz, em Cambé (PR).
Novo laboratório de biotecnologia da TMG, na matriz, em Cambé (PR).

Para celebrar os 20 anos de atuação, a TMG - Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas de algodão, soja e milho, realizou um investimento superior a R$ 15 milhões na construção e instalação de um novo laboratório de biotecnologia, na matriz, em Cambé (PR). O valor integra o aporte de R$ 1 bilhão que a TMG irá destinar até 2031 em P&D.

“Somos uma empresa de inovação brasileira e temos o objetivo de desenvolver soluções genéticas e cultivares que entreguem produtividade e rentabilidade aos agricultores. E neste contexto, o novo laboratório tem papel fundamental para garantir que as melhores sementes cheguem aos produtores", destaca Anderson Meda, gerente de pesquisa da TMG.

O profissional explica que o novo espaço permitiu implantar uma nova forma de análise, a de genotipagem por sequenciamento de DNA. “Esse método irá garantir a entrega anual de mais de 30 milhões de análises, um aumento de geração de dados interno de aproximadamente 15 vezes. O inovador layout do laboratório, aliado a uma equipe maior, possibilitou também a geração de 1 milhão de análises de DNA em um único mês, o que é um recorde mensal para nossa história”, comenta.

Inovação de ponta

O espaço conta agora com 450 metros quadrados e foi desenhado para atender o fluxo de atividades de forma mais linear. O novo ambiente contou com uma sala exclusiva para sequenciamento de DNA e possibilita a instalação de novas máquinas e o isolamento de um ambiente específico para o uso de produto amplificado.

O laboratório de biotecnologia da TMG tem à disposição para suas análises plataformas robotizadas de extração e manipulação de DNA de última geração e conta com o que há de mais moderno para atender os programas de melhoramento com estratégias de seleção das melhores plantas por análise de DNA. O laboratório já foi construído para atender a demanda de genotipagem dos próximos 10 anos, podendo expandir a capacidade com novos equipamentos já previstos no seu planejamento estratégico.

“Contamos com diferentes tecnologias de genotipagem que, somadas à expertise do nosso time, podem trazer muitos ganhos para o programa de melhoramento, seja pela agilidade em um grande número de análises ou pelo fato de possibilitar a miniaturização dos ensaios, que garantem menor custo de reagentes e, consequentemente, otimizam o processo”, explica Adriana Polizel, supervisora do laboratório de biotecnologia.

Espaço chave no desenvolvimento de cultivares

“O laboratório contribui com a tomada de decisão em todas as etapas de desenvolvimento de uma nova variedade, recebendo e analisando amostras, desde parentais (que serão usados nos cruzamentos - primeira etapa do processo) até as fases finais (quando já temos uma cultivar comercial em produção de sementes), tanto para soja, quanto para o algodão”, exemplifica Meda, que lembra: “para o milho, o laboratório já conta com algumas análises disponíveis e em estado avançado de pesquisa”.

Novas oportunidades de trabalho

Dos 490 colaboradores da TMG, 280 trabalham na área de pesquisa e desenvolvimento. O setor do laboratório conta com coordenadora, líder de projetos, analistas, assistentes, técnicos e auxiliares de laboratório. Biotecnólogos, biólogos, agrônomos, técnicos em biotecnologia são alguns dos profissionais da área, que cresceu cerca de 30% em número de pessoas nos últimos anos.

Certificação

O laboratório é certificado pela ISO17025, que reconhece a garantia de qualidade e rastreabilidade de todos os seus processos. “Em 2021, a equipe do laboratório trabalhou para sistematizar a gestão da qualidade, pautada na normativa da ISO17025. Foi uma iniciativa grande, em que todo o sistema de gestão do laboratório foi colocado em um software. Assim, facilitou toda a rastreabilidade e a integração das informações, a gestão da documentação a geração de dados de forma mais inteligente e dinâmica”, conclui Adriana Polizel.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024