Notícias

TMG expande laboratório de biotecnologia e atinge 30 milhões de análises

10/01/2022 | Lara Catunda
Novo laboratório de biotecnologia da TMG, na matriz, em Cambé (PR).

Para celebrar os 20 anos de atuação, a TMG - Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas de algodão, soja e milho, realizou um investimento superior a R$ 15 milhões na construção e instalação de um novo laboratório de biotecnologia, na matriz, em Cambé (PR). O valor integra o aporte de R$ 1 bilhão que a TMG irá destinar até 2031 em P&D.

“Somos uma empresa de inovação brasileira e temos o objetivo de desenvolver soluções genéticas e cultivares que entreguem produtividade e rentabilidade aos agricultores. E neste contexto, o novo laboratório tem papel fundamental para garantir que as melhores sementes cheguem aos produtores", destaca Anderson Meda, gerente de pesquisa da TMG.

O profissional explica que o novo espaço permitiu implantar uma nova forma de análise, a de genotipagem por sequenciamento de DNA. “Esse método irá garantir a entrega anual de mais de 30 milhões de análises, um aumento de geração de dados interno de aproximadamente 15 vezes. O inovador layout do laboratório, aliado a uma equipe maior, possibilitou também a geração de 1 milhão de análises de DNA em um único mês, o que é um recorde mensal para nossa história”, comenta.

Inovação de ponta

O espaço conta agora com 450 metros quadrados e foi desenhado para atender o fluxo de atividades de forma mais linear. O novo ambiente contou com uma sala exclusiva para sequenciamento de DNA e possibilita a instalação de novas máquinas e o isolamento de um ambiente específico para o uso de produto amplificado.

O laboratório de biotecnologia da TMG tem à disposição para suas análises plataformas robotizadas de extração e manipulação de DNA de última geração e conta com o que há de mais moderno para atender os programas de melhoramento com estratégias de seleção das melhores plantas por análise de DNA. O laboratório já foi construído para atender a demanda de genotipagem dos próximos 10 anos, podendo expandir a capacidade com novos equipamentos já previstos no seu planejamento estratégico.

“Contamos com diferentes tecnologias de genotipagem que, somadas à expertise do nosso time, podem trazer muitos ganhos para o programa de melhoramento, seja pela agilidade em um grande número de análises ou pelo fato de possibilitar a miniaturização dos ensaios, que garantem menor custo de reagentes e, consequentemente, otimizam o processo”, explica Adriana Polizel, supervisora do laboratório de biotecnologia.

Espaço chave no desenvolvimento de cultivares

“O laboratório contribui com a tomada de decisão em todas as etapas de desenvolvimento de uma nova variedade, recebendo e analisando amostras, desde parentais (que serão usados nos cruzamentos - primeira etapa do processo) até as fases finais (quando já temos uma cultivar comercial em produção de sementes), tanto para soja, quanto para o algodão”, exemplifica Meda, que lembra: “para o milho, o laboratório já conta com algumas análises disponíveis e em estado avançado de pesquisa”.

Novas oportunidades de trabalho

Dos 490 colaboradores da TMG, 280 trabalham na área de pesquisa e desenvolvimento. O setor do laboratório conta com coordenadora, líder de projetos, analistas, assistentes, técnicos e auxiliares de laboratório. Biotecnólogos, biólogos, agrônomos, técnicos em biotecnologia são alguns dos profissionais da área, que cresceu cerca de 30% em número de pessoas nos últimos anos.

Certificação

O laboratório é certificado pela ISO17025, que reconhece a garantia de qualidade e rastreabilidade de todos os seus processos. “Em 2021, a equipe do laboratório trabalhou para sistematizar a gestão da qualidade, pautada na normativa da ISO17025. Foi uma iniciativa grande, em que todo o sistema de gestão do laboratório foi colocado em um software. Assim, facilitou toda a rastreabilidade e a integração das informações, a gestão da documentação a geração de dados de forma mais inteligente e dinâmica”, conclui Adriana Polizel.

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com