Livro traz uma reflexão da importância do agronegócio brasileiro para o mundo
Desde que assumiu as operações da fábrica de pneus agrícolas em São Paulo, a Titan Pneus do Brasil reforçou sua cultura de investir nos colaboradores. Exemplo disso é o projeto Viva Livre que tem o objetivo de oferecer tratamento para dependência química (internação, terapias e grupo de apoio) para funcionários e dependentes legais. A iniciativa foi tão bem elaborada que venceu o Prêmio Sodexo Vida Profissional 2012, na categoria “Soluções para Qualidade de Vida”.
Segundo a Gerente Sênior de Recursos Humanos, Camila Corvini Mendes, o programa, que foi desenvolvido na planta industrial em 1992, ganhou força no último ano e proporciona um excelente retorno tanto para o funcionário quanto para a empresa. “O índice de recuperação é de 84% e a mudança na saúde e qualidade de vida do colaborador é o resultado mais animador e importante que podemos obter.”
Nos últimos 16 meses, o projeto Viva Livre atendeu 12 novos casos e ministrou 192 palestras em grupos de apoio e grupos terapêuticos. “As ocorrências são identificadas, muitas vezes, por meio de supervisores, departamento médico e serviço social. Mas também recebemos solicitações de intervenção por meio dos familiares e pedido do próprio funcionário. Uma vez conhecido o problema, realizamos a abordagem explicando sobre as doenças, sua evolução e os prejuízos que a pessoa está tendo. A seguir, o profissional é encaminhado para tratamento ambulatorial ou internação, considerando o estágio de dependência”, esclarece Rosana Lino, Coordenadora de RH responsável pelo projeto. Entre os especialistas envolvidos no programa, estão médico do trabalho, psicólogo e os supervisores diretos.
Como algumas vezes, há necessidade de internação como parte do tratamento, após esse período o processo de reintegração do funcionário segue com acompanhamento do Serviço Social da empresa, que trabalha sessões de terapia comportamental cognitiva e indicação de frequentarem os grupos de ajuda ligados ao Viva Livre – Grupos Familiares Al-Anon (dependentes de álcool) ou o Grupo Familiar Nar-Anon (dependentes de drogas).
Inscrito na 8ª edição do Prêmio Sodexo Vida Profissional, o Viva Livre conquistou o troféu na categoria “Soluções para Qualidade de Vida”. De acordo com Camila Mendes, esse reconhecimento é um estímulo a mais para os profissionais e funcionários envolvidos no projeto.
O Prêmio Sodexo tem por objetivo revelar iniciativas inovadoras para melhorar o dia a dia de seus colaboradores e da sociedade, adotadas e desenvolvidas por empresas de todos os segmentos em todo o Brasil. E os vencedores das quatro categorias – Soluções para Motivação; Soluções para Qualidade de Vida; Educação, Treinamento e Desenvolvimento; e Sustentabilidade – são definidos por meio de um criterioso processo de avaliação conduzido pela Fundação Getúlio Vargas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura