Deputados preveem prejuízo com ampliação de áreas de preservação em RR
Modelo econométrico desenvolvido por Silvia Kanadani Campos em sua tese de doutorado na Esalq/USP, defendida no dia 26 de novembro de 2010, proporciona que compradores e vendedores de açúcar no mercado doméstico estimem com 80% de acerto se o preço vai subir, cair ou se manter no curto prazo. A pesquisa foi orientada pelo professor Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, coordenador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O estudo considera dados de janeiro de 2002 a setembro de 2009.
A partir da análise de inúmeras variáveis, Silvia conclui que interessados em estimar o preço do açúcar no Brasil devem olhar, sobretudo, o preço da commodity na Bolsa de Nova York num período imediatamente anterior – na pesquisa, foram analisadas informações mensais, e a relação se dava com os valores do mês anterior.
Já se o objetivo for entender o comportamento do preço internacional do açúcar, avalie, principalmente, o preço do petróleo e o índice CRB; para aprimorar o modelo, considere também a liquidez mundial e os juros da economia norte-americana – esta pesquisa, a propósito, reitera os impactos colaterais da política monetária dos Estados Unidos sobre inúmeros mercados. Fatores de produção, como a quebra de safra recente da Índia, também foram testados no modelo, mas, para surpresa da própria autora, os resultados estatísticos mantiveram a prevalência das variáveis de demanda como as mais significativas para se explicar o preço internacional do açúcar.
Quanto ao etanol hidratado no Brasil, caso se queira projetar seus preços, balize-se pelas cotações domésticas do açúcar. Variáveis como clima, falta de crédito doméstico e evolução da frota nacional de veículos bicombustíveis também participam das explicações sobre os preços do etanol no País. Esses mesmos fatores foram testados pela autora como eventuais explicações para a formação do preço do açúcar no mercado brasileiro, mas os resultados apontaram que não são significativos.
Reitera-se que esses resultados se referem a dados que vão de janeiro de 2002 a setembro de 2009, com outras variáveis podendo vir a se destacar para períodos seguintes.
De acordo com as normas da pós-graduação da Universidade de São Paulo, a tese na íntegra estará disponível em breve no site www.teses.usp.br
Fonte: Imprensa Cepea
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura