Tegram cresce no Arco Norte e bate recorde em agosto

Terminal no Maranhão embarcou 1,75 milhão de toneladas e projeta expansão bilionária

09.09.2025 | 15:12 (UTC -3)
Rodrigo Fonseca

O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), hub logístico estratégico para exportação no Arco Norte, bateu recorde histórico em agosto de 2025. Localizado no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), o terminal completou 10 anos de operação registrando a maior movimentação mensal desde sua inauguração: foram 26 navios carregados com 1,75 milhão de toneladas de soja e milho, além de farelo de soja destinado a alguns dos principais mercados globais do agronegócio.

No acumulado de janeiro a agosto, o terminal já embarcou 10 milhões de toneladas de grãos — sendo 9,23 milhões de soja e 644,6 mil de milho — distribuídos em 148 navios. O volume representa crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2024 e reforça a posição do Tegram como principal corredor logístico do Arco Norte.

A estrutura atende especialmente os estados do chamado Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), além do nordeste de Mato Grosso e da Bahia. Para este ano, a meta é repetir o recorde alcançado em 2023, quando o terminal movimentou mais de 15 milhões de toneladas.

Expansão em andamento

A infraestrutura atual do Tegram inclui quatro armazéns com capacidade estática de 500 mil toneladas, moegas rodoviárias capazes de receber mais de 900 caminhões por dia e duas moegas ferroviárias que permitem descarregar até oito vagões simultaneamente.

Desde sua inauguração, o terminal já passou por duas fases de expansão. Em 2015, iniciou as operações com um berço de atracação; em 2020, ganhou um segundo berço, ampliando sua capacidade e consolidando-se como hub logístico da região.

Agora, o consórcio Tegram-Itaqui prepara a terceira fase, que prevê investimento de R$ 1,634 bilhão na construção de um terceiro berço de atracação. A obra deve acrescentar 8,5 milhões de toneladas por ano à capacidade operacional, acompanhando a crescente demanda do agronegócio brasileiro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025