3º Leilão Conexão Angus negocia R$ 764,58 mil na Expolondrina
O agronegócio corresponde a 30% do PIB do Brasil, que produz cerca de 140 milhões de toneladas de grãos anualmente. O assunto será debatido pelo engenheiro agrônomo Leonardo Sologuren no CTC, em Rio Verde-GO.
Conjuntura internacional e doméstica, relação estoque e consumo de grãos, análise do mercado atual, cenários e perspectivas, e demanda por proteína animal são assuntos que estarão em debate na palestra Tendências de Mercado de Grãos, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Leonardo Sologuren, nesta quarta-feira (14/04), às 14 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico COMIGO – CTC, em Rio Verde-GO. A discussão integra a programação da TECNOSHOW COMIGO 2010.
Segundo Leonardo, o tema é relevante para o produtor rural brasileiro, já que o País se destaca no cenário mundial do agronegócio, com cerca de 30% do Produto Interno Bruto Brasileiro – PIB, originários desse setor. “É uma área estratégica não só pela economia doméstica, mas chama a atenção dos investidores pelo destaque no mundo todo. Poucos países possuem um estoque como o nosso”, afirma. Ainda de acordo com o agrônomo, existem alguns entraves que dificultam o crescimento da produção nacional, como a infraestrutura e logística. “São problemas estruturais que comprometem o desenvolvimento ainda maior desse setor”, diz.
Perfil
Leonardo Sologuren é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e mestre em Economia pela mesma Universidade, tendo desenvolvido sua dissertação em estratégias competitivas voltadas para o sistema agroindustrial da soja. É conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), consultor associado da GV Consult da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV / EASP) e é co-fundador do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), além de já ter atuado como analista de mercados agrícolas.
Ficha Técnica
Palestra Tendência de Mercado de Grãos
Local: Auditório Principal do CTC – Rio Verde
Data: 14 de abril de 2010
Horário: 14 horas
Entrada: Gratuita
Site:
Para facilitar a visualização das técnicas aplicadas no campo e orientar sobre a melhor forma de utilizar máquinas e implementos agrícolas, os organizadores da TECNOSHOW COMIGO 2010 realizarão, em uma área de 4 hectares, no Centro Tecnológico COMIGO – CTC, dinâmicas de máquinas e equipamentos. As demonstrações, que integram a programação da feira tecnológica, serão promovidas nos dias 14, 15 e 16 de abril, das 9 às 11 horas. A expectativa é que mais de 1,2 mil pessoas participem, diariamente, das dinâmicas, principalmente produtores rurais, técnicos e estudantes relacionados ao setor agropecuário. A atividade, aberta ao público, terá apresentações de pulverizadores, plantio, forrageiras (cana, capim e milho), roçadeiras, pulverizador motorizado, perfurador de buraco etc.
O objetivo das dinâmicas é oferecer aos visitantes a oportunidade de ver o desempenho e as vantagens das últimas inovações tecnológicas do setor, tirar dúvidas quanto ao funcionamento dos equipamentos, além de possibilitar a comparação entre diferentes marcas, o que pode significar um diferencial na hora da compra. Para melhor compreensão das atividades, o visitante poderá acompanhar de perto as máquinas em ação, a apresentação será de uma máquina por vez e a descrição das características de cada equipamento será divulgada em um carro de som na hora da dinâmica. As demonstrações serão coordenadas pelos engenheiros agrônomos da COMIGO, Fernando Faciolli e Carolina de Oliveira Santos.
Ficha Técnica
Dinâmicas de Máquinas - TECNOSHOW COMIGO 2010
Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Período: 14, 15 e 16 de abril
Horário: 9 às 11 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Entrada: Gratuita
Site:
O primeiro dia das palestras técnicas, que serão realizadas no auditório II do Centro Tecnológico COMIGO – CTC, terá como temas a agricultura de precisão, homeopatia aplicada a rebanhos e operações estruturadas de trocas. Agricultura de precisão, tema predominante, explicará como fertilizantes podem ser aplicados no solo de acordo com a necessidade exata da área. Segue programação da segunda-feira, dia 14 de abril:
Horário: 9 às 10 horas
Palestra: Adubação, a taxa variável na linha de plantio
Palestrante: Aramís Pecinin Machado
A agricultura de precisão ou taxa variável de fertilização na linha de semeadura serão assuntos ministrados pelo engenheiro agrônomo Aramís Pecinin Machado, que explicará como esse tema contribui no processo produtivo da cultura com uma significativa importância econômica e ambiental. O principal enfoque da palestra será a apresentação da semeadora e de seus diferenciais. A adubação de forma variável é um resultado obtido após o levantamento de nutrientes no solo ou mapeamento de fertilidade, o que gera mapas de aplicação de quantidades variáveis de macro e micro nutrientes, sendo os principais o fósforo e o potássio. Segundo Aramís, a semeadora é equipada com um monitor de múltiplas funções e uma antena GPS que faz a localização do equipamento no campo, o que possibilita a aplicação dos produtos de forma simultânea e a variação das doses. A palestra será direcionada para agricultores e pesquisadores que já conheçam ou já aplicam o gerenciamento de informações no campo.
Perfil
Aramís Pecinin é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente ele trabalha na empresa Vence Tudo no setor de Agricultura de Precisão.
Horário: 11 às 12 horas
Palestra: Software para Agricultura de Precisão
Palestrante: Pedro Magalhães
Para orientar sobre a agregação de valor ao serviço dos agrônomos prestadores de serviços e melhoramento do uso de insumos dos produtores, o engenheiro agrônomo Pedro Magalhães ministrará a palestra Software para Agricultura de Precisão, no dia 14, quarta-feira, às 11 horas no auditório II do Centro Tecnológico COMIGO. Temas como mapas de aplicação de fertilizantes em taxa variável e desenvolvimento de aplicações em agricultura de precisão serão abordados na apresentação. De acordo com Pedro, um software para agricultura de precisão atua nas coletas de solo com o auxílio de um GPS, então, é criado um mapa de aplicação de fertilizantes de acordo com a necessidade exata da área.
Perfil
Pedro Magalhães é engenheiro agrícola formado pela Universidade Federal do Paraná em 2001, produtor agrícola, sócio-proprietário da empresa Magalhães Assessoria Agronômica e representante Farmworks Software desde 2004.
Horário: 14 às 15 horas
Palestra: Verion, Soluções Integrais para a Agricultura de Precisão
Palestrante: Franz Arthur Pavlu
O termo Agricultura de Precisão se relaciona com tecnologia, e para apresentar tudo sobre esses temas, o agrônomo Franz Arthur Pavlu ministrará a palestra Verion: Soluções Integrais para a Agricultura de Precisão. No mercado desde 1999, a Verion é uma empresa que atua no setor de agricultura de precisão no Brasil, especificamente no desenvolvimento de equipamentos para esta área. Segundo o agrônomo, trata-se de um tema muito presente na atual agricultura e a palestra objetiva sanar dúvidas sobre esta nova tecnologia, como implantá-la na propriedade, verdades e mitos, além de apresentar novas tendências e novidades do setor.
Perfil
Franz Arthur Pavlu é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, e mestrando no programa de Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Atualmente é gerente comercial da empresa Verion Agricultura atuando no Brasil e Paraguai.
Horário: 16 às 17 horas
Palestra: Homeopatia Populacional Aplicada a Rebanhos de Corte e Leite
Palestrante: Denise Zamboni Telles
A palestra Homeopatia Populacional Aplicada a Rebanhos de Corte e Leite, ministrada pela médica veterinária Denise Zamboni Telles, objetiva divulgar o conhecimento dessa terapêutica 100% natural que visa o tratamento e a prevenção das principais enfermidades do rebanho. Segundo Denise, a homeopatia populacional trata o rebanho como se fosse um único animal, pois entende que todos vivem em um mesmo ambiente e recebem o mesmo manejo independente de faixa etária e função. O desenvolvimento dessa terapêutica surgiu a partir de uma demanda de mercado, problemas que os pecuaristas sempre tiveram nos rebanhos. A impossibilidade de intoxicação e contaminação ambiental e no homem, ausências de resíduos químicos no leite e na carne, mão de obra reduzida, melhor relação custo x beneficio são algumas vantagens da homeopatia populacional, que é conhecida por deixar os animais sempre saudáveis e consequentemente, melhorar a produtividade.
Perfil
Denise Zamboni Telles é médica veterinária pela UNIDERP do Mato Grosso do Sul e cursa especialização em Bovinocultura Leiteira pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente atua na assessoria técnica da empresa Real H, no setor de Homeopatia Veterinária.
Horário: 17 às 18 horas
Palestra: Operações Estruturadas de Trocas
Palestrante: Lauro Kfouri Marino
Os mecanismos e tipos de comercialização de insumos agrícolas pela troca de commodities (soja, milho, algodão) serão o assunto da palestra Operações Estruturadas de Trocas, ministrada pelo engenheiro agrônomo Lauro Kfouri Marino.Segundo o agrônomo, as operações de trocas envolvem capacitação técnica de mercados como gerenciamento de riscos, logística, sistemas de financiamentos, monitoramento, dentre outros. Lauro Kfouri apresentará também as vantagens e riscos que esse tipo de operação oferece.
Operações estruturadas em trocas é uma modalidade comercial em que o elo de distribuição (revenda/cooperativa) financia o produtor na troca de insumos por commodities agrícolas. Essa modalidade de trocas, de acordo com Lauro, é uma condição comercial vantajosa ao produtor por proporcionar o Hedge natural da produção, ou seja, proteção de preços das commodities. Segundo ele, hoje, esta operação já é responsável por grande parte da comercialização de insumos agrícolas na região do Centro Oeste do País.
Perfil
Lauro Kfouri Marino é engenheiro agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal de São Paulo. Atualmente atua como consultor na prestação de serviços do setor de Agribusiness (empresas, indústrias e canais de distribuição de insumos agrícolas) na Uni.Business/PENSA, São Paulo.
Fonte: Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura