Grupo Cultivar divulga papéis de parede de setembro
Com o objetivo de levar experiências na área de manejo ambiental, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, viaja, neste domingo (4), para o Continente Africano. A iniciativa faz parte do projeto Pró-África, financiado pelo CNPq, e desenvolvido em Moçambique e na Argélia.
Como professor e pesquisador, o dirigente é o coordenador do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre os diversos projetos em andamento, o núcleo há dois anos desenvolve um projeto de Manejo Ambiental e Combate à Fome.
Danilo Rheinheimer, juntamente com o professor Ricardo D. S. Dalmolin, visitará a Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Neste local, de 4 a 11 de setembro, o Nesaf orientará sobre políticas públicas de produção alimentar para o combate à fome e a preservação ambiental. Na oportunidade, será feita a checagem do trabalho que está sendo desenvolvido. “Na primeira fase do projeto, representantes destes países africanos, visitaram o Rio Grande do Sul para conhecer as experiências gaúchas em produção agropecuária e preservação ambiental”, afirma.
“Em 2010, durante visita a Moçambique, foi realizado o treinamento de uma equipe de alunos e professores da universidade”, explica. Ainda neste ano, Rheinheimer também irá a Argélia para dar continuidade ao mesmo projeto na Universidade de Mostaganem.
Aproveitando a estada naquele país africano, no período de 12 a 18 de setembro, Rheinheimer dará continuidade à consultoria à Fundação Laguardia na implementação de ações de agricultura conservacionista no projeto de produção de alimentos denominado Aliança para uma Revolução Verde na África (AGRA). Segundo o dirigente, a visita consolida a parceria entre a Fundação Laguardia, os três consultores brasileiros e os dois coordenadores do projeto em Moçambique.
A partir deste sábado (3/9), Rheinheimer estará licenciado da direção da Fepagro, assumirá o cargo o chefe de Gabinete Alexander Cenci. O dirigente retorna ao Brasil no próximo dia 19.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura