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As máquinas agrícolas têm se transformado em referência quando o assunto é tecnologia. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, visando aumento de produtividade e ampliação dos ganhos dos produtores, têm mudado a forma como o agronegócio é visto. A Massey Ferguson, maior fabricante de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado agrícola brasileiro, contribui para redefinir essa imagem, hoje sinônimo de modernidade e eficiência.
A marca, que teve a primeira fábrica de tratores instalada no Brasil em 1961, traz diversas inovações ao longo da sua história: a primeira colheita mecanizada brasileira aconteceu em 1939, com uma Massey-Harris 20 importada. O primeiro trator produzido no país, o MF 50, mais conhecido como “Cinquentinha”, foi por anos referência no campo e símbolo do pioneirismo na modernização da atividade agrícola e expansão do agronegócio.
Muitas das tecnologias aplicadas em maquinários agrícolas, que chamam a atenção não apenas pela sua robustez e imponência, também antecipam, por vezes, tendências que são incorporadas pelo segmento automotivo, inclusive em carros de passeio. Eder Pinheiro, coordenador de Marketing Produto Tratores, listou quatro características presentes em tratores e carros que ajudam a entender melhor a relação entre veículos com finalidades tão distintas. O comparativo levou em consideração o trator MF 8700 S, com transmissão Dyna-VT.
A transmissão CVT (Transmissão continuamente variável, na sigla em português) está presente no trator MF 8700 S e em alguns modelos de carros passeio. É um tipo de transmissão que simula uma quantidade infinita de relações de marcha.
• Nos tratores MF 8700 S, a transmissão CVT varia de 0,03 km/h e vai até 40 km/h (sem trancos, sem percepção de troca de marchas). Em carros com câmbio automático, mas sem CVT, as trocas de marchas são mais perceptíveis.
• No trator, a transmissão CVT é hidráulica. Na prática, oferece mais segurança, ergonomia, além de evitar possíveis falhas operacionais e melhorar o controle do equipamento, sem necessidade de troca de marchas, pois ajusta automaticamente a rotação do motor segundo a velocidade de deslocamento, buscando a melhor relação desempenho x consumo.
• Em carros, os componentes básicos para a transmissão são polias e correias. Além da aceleração contínua, sem trancos, o sistema CVT, que pode ser considerado um tipo de câmbio automático, proporciona economia de combustível.
• A transmissão CVT funciona ainda como freio. Em carros, um dos recursos mais conhecidos é o controle de rampa. Em operação de transbordo (transporte de cana-de-açúcar), por exemplo, tratores também contam com esse sistema, capazes de “segurar” uma carreta de 28 toneladas sem a necessidade de que o freio tradicional do trator seja acionado.
• Ainda em relação ao câmbio automático, alguns carros, sobretudo os de luxo, contam com algumas variações. Um deles é o modo “esportivo”. Acionado, ele troca de marchas em velocidades mais alta, usando todo o escalonamento de velocidades antes de mudá-las. Já os tratores MF 8700 S Dyna-VT contam com modo “trabalho” (que indica mais necessidade de força do que velocidade) e o modo “transporte” (sem trancos sensíveis e usados principalmente nas operações que se busca a velocidade e não tanto a força)
• Nos carros, alguns comandos estão na alavanca da transmissão e outros nos consoles e painéis. Nos tratores, todas as programações são feitas por meio de uma única alavanca, onde se pode mudar a forma de trabalhar com apenas um toque, tais como rotações de trabalho e velocidade de deslocamento.
• Assim como carros de passeio, tratores contam com diversos recursos internos para melhorar o conforto do operador.
• As cabines de tratores contam com assentos com regulagem de peso e que auxiliam na absorção das irregularidades do solo. Tratores, diferentemente dos carros, não têm amortecedores próximos aos pneus, porém, contam com sistema de amortecimento da cabine (semelhante ao de caminhões).
• Cada vez mais espaçosas e confortáveis, as cabines de tratores também contam com sistema de ar-condicionado, em alguns casos até com ajustes eletrônicos. Além disso, os tratores MF 8700 S Dyna-VT possuem iluminação em LED, o que permite melhor visibilidade e segurança para trabalhos noturnos.
• Tratores MF 8700 S Dyna-VT contam com suspensão do eixo dianteiro, que pode ser ou não acionado pelo operador.
• Assim como nos carros, o objetivo é eliminar trancos. Nos tratores, o acionamento da suspensão dianteira aumenta a eficiência da tração em terrenos irregulares, pois ela atua deixando os pneus em máximo contato com o solo durante a operação.
A tecnologia de autonomia em tratores segue em desenvolvimento e com protótipos em testes, assim como acontece com os carros. Apesar disso, sua aplicação esbarra na falta de uma legislação específica para esse tipo de veículo. Atualmente, tratores já contam com piloto automático. Essa tecnologia avança rapidamente pois, diferente dos carros, o ambiente (lavoura) em que tratores operam é mais controlado, diminuindo riscos de acidentes.
Contudo, é possível estabelecer um paralelo em relação à níveis de autonomia, e o GPS é um recurso possível de comparação.
• Em carros, os GPSs podem ser ativados via celular, bluetooth, e, essencialmente, mostram a rota a ser percorrida pelo motorista. Em tratores, o GPS vai além, pois permite autonomia de operação, ou seja, não apenas define a rota como também conduz o trator. Em outras palavras, não há necessidade de interferência do operador (apenas nos momentos de manobras ao fim das linhas traçadas), que se preocupa apenas com o implemento.
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