Embrapa abre mercado internacional para fruteiras
Da mistura de grãos de sorgo integral com a parte vegetativa do cogumelo-rei ou cogumelo imperador (Ganoderma lucidium), é obtida a Farinha do Imperador.
Segundo pesquisadores da Embrapa, trata-se de um produto com vantagens nutricionais em relação à farinha integral convencional.
Produzida desde o ano passado pela Blazei Brazil, uma empresa brasiliense incubada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e pela Casulo, incubadora de empresas do UniCeub, a farinha pode ser usada diretamente na alimentação – no almoço, em vitaminas ou iogurtes, por exemplo – ou na produção de biscoitos, barras de cereais, bolos e massas.
Bastante consumido por japoneses e chineses, o cogumelo do imperador é rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras alimentares, entre outros nutrientes. Mas o elevado preço final faz com que o produto ainda não seja tão frequente na mesa do brasileiro. Para se ter uma ideia, 100 gramas do fungo puro chegam a custar R$ 30. Já o pacote de 200 gramas da Farinha do Imperador é vendido a R$ 7 em média nas padarias e lojas de produtos naturais de Brasília e São Paulo. “É mais barato que a quinoa e ainda tem na composição a glucana, nutriente com propriedades medicinais”, diz Haroldo Oliveira, um dos sócios da Blazei Brazil.
Ele explica que o segredo do preço acessível da farinha é o emprego apenas do micélio (parte vegetativa) do cogumelo, rico em nutrientes, na mistura com o sorgo. As linhagens utilizadas são do banco de germoplasma da Embrapa Recursos Genéticos, onde a tecnologia de produção foi incubada durante cinco anos. Os cogumelos são produzidos por meio da técnica chinesa “jun cao” modificada, que permite o cultivo de espécies comestíveis e medicinais de forma mais rápida e ambientalmente mais saudável. Outro produto comercializado pela Blazei Brazil são os Biscoitos do Imperador, produzidos com a Farinha do Imperador. As embalagens de 70 gramas custam cerca de R$ 3,50 no mercado.
A Farinha do Imperador está presente no Ciência para a Vida 2010. Além de ser exposto no estande da Blazei Brazil, o produto é apresentado às crianças de forma lúdica na Sala de Pães do Espaço Cotidiano, o primeiro ambiente a ser visitado na feira.
Breno Lobato
Embrapa
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