Tecnologia e inovação marcam evento destinado à horticultura brasileira

04.12.2013 | 21:59 (UTC -3)

O Sakata Field Day 2013, maior Dia de Campo de Horticultura da América do Sul, que aconteceu na semana passada em Bragança Paulista (SP), encerrou sua 17ª edição com muitos lançamentos e novidades a campo. Segundo o presidente da Sakata Seed Sudamerica, Nelson Tajiri, desenvolver cultivares cada vez melhores e que possam agregar mais valor na hora da comercialização pelo produtor é a grande missão da empresa. “Sabemos da nossa responsabilidade enquanto empresa provedora do principal insumo agrícola: a semente, sem a qual não há cultivo. Por isso, temos o compromisso perene com a inovação, criando variedades que possam proporcionar ainda mais qualidade e produtividade às lavouras, incluindo resistência às enfermidades que ocorrem no campo, primando pela segurança alimentar e disponibilidade destes importantes alimentos para a saúde e bem-estar do ser humano”, ressaltou Tajiri, em discurso proferido no evento.

Durante os cinco dias da programação, mais de 2.500 visitantes do Brasil e de países sul-americanos – entre produtores rurais, viveiristas, distribuidores, agrônomos e demais profissionais do setor – puderam conhecer não só as novas cultivares, como também as mais recentes soluções tecnológicas nas áreas de insumos, maquinários agrícolas, cultivo protegido, técnicas de manejo e embalagens para o varejo. Cerca de 80 variedades de hortaliças, todas em ponto de colheita, foram expostas em um campo de cultivo de 10 mil m², distribuídas em 14 estações diferentes.

Política de Inovação

Filiada ao Grupo Sakata, centenária multinacional japonesa que produz e comercializa sementes de flores e hortaliças, a Sakata Seed Sudamerica apresentou ao público do evento este ano, 15 novas variedades de hortaliças. No local, profissionais da empresa explicaram aos visitantes todos os detalhes sobre as características de cada uma delas, além de técnicas de manejo e perfil comercial dos lançamentos. Ao todo foram lançadas cinco novas variedades de tomate, três de alface, duas de brócolis, uma de abobrinha, uma de couve manteiga, uma de nabo, uma de cebolinha e uma de salsão.

“É um orgulho para a Sakata poder promover mais uma edição de um evento deste porte, apresentando o que há de melhor no mercado hortícola nacional, sobretudo os lançamentos que já estão disponíveis para comercialização e também as chamadas ‘janelas para o futuro’, variedades que estão em processo de desenvolvimento e deverão ser sucesso na América do Sul nos próximos anos”, salientou Paulo Koch, diretor de Marketing da Sakata.

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