Tecnologia de análise de crédito para cooperativas será apresentada no Show Rural

Ferramenta para captação de propostas do Grupo SWA tem como objetivo aproximar a comunicação entre agências e cooperativas, bem como avançar com estratégias comerciais

26.01.2022 | 13:45 (UTC -3)
Assessoria SWA

Criada para desburocratizar processos de análises de crédito, o NeoCred, um braço do grupo SWA de Medianeira (PR) com a tecnologia em expertise no mercado financeiro, tem como objetivo aproximar a comunicação entre agências e cooperativas, bem como avançar com estratégias comerciais.

A plataforma facilita a concessão de propostas e análise de crédito com praticidade e segurança. Centralizando informações entre sede e agência, levando a resultados expressivos: apenas em 2020 e 2021, foram processados mais de R$ 1,4 bilhão em crédito liberado e atendidas mais de 70 cooperativas com mais de 892 agências. “Com um desenvolvimento constante, buscamos estar entre as top 3 no mercado de tecnologia em crédito comercial e rural até 2026”, afirma o diretor de Tecnologia do NeoCred, Rafael Pagani.

Rafael Pagani, diretor de Tecnologia do NeoCred
Rafael Pagani, diretor de Tecnologia do NeoCred

A plataforma de captação de propostas de crédito rural, nasceu a partir do trabalho de pesquisa de um grupo de pequenos produtores cooperados do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) orientados pela NeoCred, sendo premiada como produto de inovação no mercado rural no ano passado. Novamente, concorre como inovadora no setor, em uma disputa internacional na Suécia.

Em terras brasileiras, a ferramenta NeoCred será apresentada no Show Rural, um dos maiores eventos de agronegócio, marcado para acontecer entre os dias 7 e 11 de fevereiro, na cidade de Cascavel (PR). A expectativa é pela geração de grandes negócios, especialmente porque a ferramenta atende toda a cadeia produtiva e não se limita à conexão de cooperados e cooperativas. “Vamos estar ali [no Show Rural], apresentando para as demais cooperativas e agências bancárias a nossa ferramenta, claro, mas, também, para os estabelecimentos comerciais que trabalham com crédito. Como parceiros, eles podem contratar a ferramenta, já que ela é excelente para prospectar e finalizar novos clientes, o que aumenta o volume de crédito”, antecipa Pagani.

Novos parceiros têm vantagens na negociação: eles podem simular e encaminhar solicitações para as cooperativas, anexar documentos, interagir com as agências e acompanhar a evolução de suas propostas nas etapas do processo de contratação. Já as cooperativas que aderirem, podem colocar suas próprias regras de negócios, criando seus perfis e com o cruzamento de dados feito com inteligência artificial informar o que é possível oferecer ao produtor. Também, com o serviço de BI (Business Intelligence), elas conseguem se ajudar, até mesmo, emprestando dinheiro entre uma cooperada e outra. Funcionando em formato de aplicativo e, por meio dele, o associado tem acesso aos mesmos serviços que poderia encontrar de maneira física, mas, com a vantagem da velocidade, do local de acesso e da paleta de opções extra, só disponíveis via app. Simulador, criação de propostas, fiscalização, assinatura eletrônica, automação, BI, acompanhamento da bolsa de valores e gestão de crédito disponível são algumas das principais funcionalidades da ferramenta: tudo em um só lugar.

Toda etapa pode ser acompanhada através de notificações em tempo real e, ao longo do processo, documentos faltantes podem ser anexados de maneira digital. O aplicativo também evita que, uma vez ou outra, o produtor pegue o telefone, ligue para a sua cooperativa e pergunte: “como está o meu processo?”.

“Quando pensamos o projeto, pensamos nas dores dos associados, em criar algo assertivo, na comunicação entre associado e cooperativa. É o resultado da cooperação. Antes do aplicativo, o produtor tinha que pegar a papelada e correr atrás da cooperativa, o que era demorado. Agora, da sua propriedade mesmo, ele levanta todas as informações que precisa, pode enviar assinatura eletrônica, fazer seu pedido, mandar foto e áudio”, explica Pagani.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro