Tecnologia analítica de processos promove ganhos de eficiência às empresas

24.02.2011 | 20:59 (UTC -3)

A “Tecnologia Analítica de Processos” vem conquistando mundialmente amplas fatias de mercado, em variados segmentos da indústria, por cortar custos e tempo, bem como promover ganhos de qualidade, segurança e eficiência em processos e produtos. Especialistas definem a “Tecnologia Analítica de Processos” como um sistema para planejar, analisar e controlar processos de manufatura por meio de medições feitas ao longo do ciclo de produção.

 

Ao avaliar qualidade e desempenho do processo, esta tecnologia é capaz de apontar, ainda durante o ciclo de produção, se o produto está sendo fabricado de acordo com as especificações técnicas corretas e desejadas. A “Tecnologia Analítica de Processos” contempla de maneira integrada princípios bem estabelecidos de áreas científicas como, por exemplo, química analítica, quimiometria, controle estatístico multivariado de processos, sistemas de gestão da qualidade, entre outras.

 

”Esta tecnologia é a melhor alternativa hoje para interpretação de dados e aquisição do máximo de informações sobre um sistema de gestão”, diz Luiz Felipe M. de Aquino, gerente de vendas e serviços da Acatec (www.acatec.com.br), representante no Brasil dos principais desenvolvedores mundiais de softwares de “Tecnologia Analítica de Processos”.

 

Segundo o executivo, a razão do sucesso desta tecnologia se deve, principalmente, pela crescente sofisticação das técnicas instrumentais, impulsionada por novas tecnologias em equipamentos e computadores. “Este novo cenário gera uma quantidade de informações gigantesca, que requer tecnologias de tratamentos de dados mais complexos.”

 

Ronaldo Luiz

Assessoria de Imprensa

(11) 7631-6227

rbmendes@terra.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025