Técnicos estão aptos a trabalhar no programa Dissemina

15.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Lucas Oliveira

Nesta quarta-feira (15), foi finalizado o curso para os responsáveis técnicos que atuarão no Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina). Esta iniciativa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com a Secretária da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), faz parte do “Programa Carne Gaúcha, A Melhor Carne do Mundo” lançado pelo governo do Estado.

A pesquisadora Adriana Tarouco, veterinária e doutora em reprodução animal da Fepagro, ministrou a palestra “Critérios básicos para escolha e utilização de reprodutores melhoradores em corte”, juntamente com o veterinário da Seapa, Francisco Ortiz, que tem grande experiência na área de melhoramento animal, para os técnicos credenciados pelas prefeituras conveniadas.

- Os representantes das prefeituras foram muito receptivos as nossas orientações. Nós queríamos que eles entendessem a necessidade e os benefícios para a produção, sanidade e economia que a inseminação artificial pode trazer para eles, mesmo que a sua maioria sejam de pequenos produtores e sem grandes estruturas – salienta Adriana.

O coordenador do Dissemina, Mário Antônio de Freitas Oliveira, ficou satisfeito com esta primeira etapa e destaca a importância do curso para o sucesso da iniciativa.

- Agora eles conheceram o programa e estão prontos para ingressar no desafio. Vamos nos reunir com os municípios conveniados, padronizar a distribuição das doses de sêmen de reprodutores e colocar o programa em prática – afirma o coordenador.

Fernando Dias

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025