Seprotur promove reuniões de apresentação da ExpoMS
Uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) chegou a Boa Vista para avaliar a real situação da disseminação do praga "ácaro vermelho" no Estado e estabelecer um plano com medidas de contenção.
Nesta terça-feira (04/08), os técnicos reuniram-se na sede da Superintendência Federal de Agricultura em Roraima com o pesquisador Alberto Marsaro, que faz parte da equipe que descobriu o ácaro em Roraima. Pela tarde, eles vistaram as áreas da capital onde foi identificado o ácaro, nos bairros Paraviana, Aparecida e Distrito Industrial (onde foi detectado em folhas de coqueiro) e no Raiar do Sol (onde foi detectado em folhas de
bananeira).
A descoberta do ácaro foi feita quando o pesquisador da Embrapa Roraima Alberto Marsaro e o doutorando da Universidade de Amsterdam / ESALQ-USP, Fernando Rodrigues da Silva analisavam folhas de coqueiro e bananeira.
Para confirmação, amostras foram enviadas para a pesquisadora Denise Navia, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que depois de vários procedimentos anunciou o resultado positivo para a espécie Raoiella indica Hist, conhecida como ácaro vermelho das palmeiras. As infestações podem causar o amarelecimento e ressecamento completo das folhas e, em alguns casos, até a morte de plantas jovens.
Para evitar a introdução da praga no Estado, o Amazonas suspendeu a compra de banana de Roraima. Os agricultores do Caroebe, município que concentra a maior produção de banana no Estado, já estão sentindo no bolso os efeitos da praga. A exportação de banana para o mercado manauara concentra toda a economia de Caroebe. Os produtores da região informam que cerca de vinte caminhões carregados de banana estão parados, no município, e que o prejuízo pode chegar a R$ 100 mil por semana.
A equipe que estuda o caso iniciou ainda nesta terça o levantamento da área de ocorrência do ácaro em Roraima. A notificação da ocorrência foi entregue a Gelg Platão Pereira, Superintendente Federal da Agricultura em Roraima. O documento sugere algumas medidas emergenciais para a contenção da praga.
Liliane Cronemberger
Embrapa Roraima
(95) 4009-7107
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura