Técnicos do Inta e agricultores argentinos visitam RS

11.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Um grupo de cinco técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, da Argentina (Inta) e de 13 agricultores argentinos estão visitando o Noroeste do Rio Grande do Sul para conhecer o modelo brasileiro de produção e comercialização de hortigranjeiros.

Na manhã desta terça-feira (10), o grupo conheceu uma família de produtores de Santa Rosa, que possui uma agroindústria de embutidos, cultiva moranguinhos e comercializa os produtos na casa de café colonial, inaugurada há três meses. Em seguida, a comitiva partiu para o município de Tuparendi onde conheceu duas agroindústrias de compotas e conservas.

Na segunda-feira (9), o grupo visitou pequenos produtores de hortaliças, assistidos pela Emater/RS-Ascar, e o mercado público onde 48 agricultores comercializam seus produtos. Os argentinos se surpreenderam com o a escala de produção dos pequenos produtores locais. "Aqui é tudo produzido em grandes quantidades, tem mais investimento em tecnologia e assistência técnica", afirmou a técnica do Inta, Verónica Lamas.

A opinião é compartilhada pela produtora de verduras e hortaliças da cidade de Leandro Alen, Ema Plantholt. "Aqui o pessoal se dedica bastante à atividade, faz investimento e recebe assistência de profissionais". A agricultora afirmou que está levando muitas ideias para implantar em sua propriedade. "Achei tudo incrível, aprendi muitas coisas que vou colocar em prática na Argentina", contou.

O intercâmbio de conhecimentos e experiências entre Emater/RS-Ascar e Inta é frequente. Entre alguns exemplos, em 29 e 30 de setembro, uma comitiva de técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa visitaram a cidade de Oberá para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Inta na área de bem-estar social. No dia 22 de outubro, o técnico Fábio Scalco esteve também em Oberá, palestrando sobre produção, colheita, classificação e comercialização de hortigranjeiros.

Proporcionar a troca de experiências é uma das ações da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, que busca a diversificar as atividades, agrícolas e não-agrícolas, para gerar renda e qualificar a produção. As Frentes da Emater/RS-Ascar estão em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Alice Pavanello

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

55-3512-6665/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025