Técnicos debatem ações para comunidades quilombolas

17.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Rosa

Cerca de 20 técnicos da Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) reuniram-se, nesta quinta-feira (16), em São Gabriel, para tratar de ações de Assistência Técnica e Social e Extensão Rural dos municípios integrantes das regiões da Campanha, Fronteira e Fronteira Oeste que possuem comunidades remanescentes de quilombolas. Durante o encontro, os participantes fizeram uma avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido com este público na região e realizaram o planejamento de ações futuras dentro das metas conveniadas com a SDR.

Um dos temas abordados na reunião foi a execução de um diagnóstico que está sendo realizado em 44 comunidades quilombolas do Estado. O levantamento servirá como base para identificação e melhor conhecimento da realidade destas comunidades. “Além de servir como apoio para a construção de políticas públicas específicas para este público”, completou a assistente técnica estadual de Indígenas e Quilombolas da Emater/RS-Ascar, Mariana Soares.

De acordo com o chefe da divisão de quilombolas da SDR, Joel Souza dos Santos, a reunião também teve o objetivo de desencadear uma ação preparatória dos projetos a serem desenvolvidos nas comunidades a partir da troca de informações entre a SDR, Emater/RS-Ascar e comunidades.

Um destes projetos é o Programa de Fortalecimento Socioeconômico das Comunidades Quilombolas, inserido no Plano Safra 2012/2013, e que inicialmente conta com recursos de R$ 2 milhões via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). A verba será destinada ao desenvolvimento de projetos demandados pelas comunidades, especialmente nas áreas de infraestrutura, segurança alimentar e geração de renda. “Com isso a gente consegue dar outra dinâmica ao trabalho dos técnicos, para ampliar a ação de desenvolvimento sustentável, que é o grande objetivo da SDR”, finalizou Santos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025