José Olavo Borges Mendes encerra gestão à frente da FUNDAGRI
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realiza nesta terça e quarta-feira (24 e 25) a terceira edição do curso preparatório para os responsáveis técnicos do Programa Dissemina (Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite). O objetivo do Dissemina é o incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura familiar do Estado.
O curso tratará dos objetivos do programa, normas de adesão, critérios para seleção de propriedades e elaboração de relatórios. Serão abordados ainda os seguintes assuntos: critérios básicos de escolha de reprodutores de gado de corte e de leite, inseminação artificial (importância, vantagens e desvantagens, escolha de fêmeas utilizadas no procedimento), manejo sanitário, instalações e materiais, manejo do sêmen e botijões, métodos de sincronização do cio, diagnóstico de gestão, índices reprodutivos. As aulas serão ministradas pela pesquisadora da Fepagro Adriana Kroef Tarouco e pelo veterinário da Seapa Francisco Carlos Ortiz Fialho.
A intenção é criar o Centro de Biotécnicas Reprodutivas (CBR) em Hulha Negra, onde funcionaria a Central Riograndense de Inseminação Artificial (CRIA). O programa pretende distribuir material genético a custo zero e nitrogênio líquido a preço de custo. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e Fepagro.
Participam representantes de dez municípios do Polo de Unistalda, formado pelos municípios de Bossoroca, Capão do Cipó, Unistalda, Itacurubi, Jaguari, Maçambará, Nova Esperança do Sul, Santiago, Santo Antônio das Missões e um técnico do Polo de Bagé (município de Santana da Boa Vista).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura