Workshop em soja reúne 260 participantes na Faem/UFPel
No dia 18 de setembro, foi realizada na Embrapa Pecuária Sul, uma reunião entre a equipe da área de Sanidade Animal do Centro de Pesquisa e técnicos da Secretaria Estadual de Abastecimento, Pecuária e Agricultura (Seapa). O objetivo foi iniciar as discussões para o início ao um programa de atividades voltadas para a atualização e capacitação de técnicos que atuam na área de controle doenças parasitárias junto aos produtores rurais. No encontro, estiveram presentes também dois pesquisadores já aposentados da Embrapa, cuja contribuição científica foi importante para o diagnóstico e tratamento de parasitos no rebanho bovino e ovino, Francisco Alves Branco e Alfredo da Cunha Pinheiro.
Durante o encontro vários problemas que vêm ocorrendo na área de sanidade foram apontados, o que justifica a união entre diferentes instâncias e instituições. Representando a Seapa, Ivo Kohek Jr, médico veterinário do Serviço de Doenças Parasitárias (DFDSA/ Seapa), mencionou, como exemplo, a questão da sarna ovina, que apesar de ser uma doença antiga e já erradicada no passado, retoma importância na atualidade. A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Claudia Gulias Gomes, dentre outras questões, abordou a necessidade de ações de conscientização de técnicos e produtores para a melhoria do controle sanitário de doenças parasitárias nas propriedades, "Visando enfrentar, inclusive, o problema da resistência aos princípios ativos disponíveis”, enfatizou.
Também presente no encontro, a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena, abordou a importância do controle sanitário nas áreas de fronteira, por meio da implementação de programas unificados e continuados com os outros países. “É importante que partamos do conhecimento dos problemas reais e do que temos de trabalhos entre diferentes instituições”, acrescentou. Ivo Kohek Jr ainda frisou a importância de realizar um trabalho verticalizado com a indústria, utilizando-se também da capilaridade que a Secretaria possui entre os municípios, além de envolver a universidade e a pesquisa.
Para esclarecer o estado da arte sobre o tema dos parasitos, ou seja, o conhecimento existente na área, o grupo estabeleceu a necessidade de um encontro técnico entre a Embrapa, incluindo antigos e atuais pesquisadores, universidades, Seapa e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Este encontro está previsto para ocorrer em novembro, quando serão discutidos diferentes temas, entre eles: helmintoses, carrapato, sarna, hidatidose e tristeza parasitária bovina.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura