Técnicos da EBDA recebem treinamento sobre mandioca na Embrapa

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

“Múltiplos usos da mandioca na alimentação humana e animal” é o nome do curso que, de 17 a 21 de novembro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministra em Cruz das Almas (BA) para 20 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Composto de aulas teóricas e práticas, este é o último dos quatro treinamentos que a empresa de extensão recebe da Embrapa no segundo semestre de 2008.

Além dos usos das raízes na alimentação humana, com demonstração de equipamentos para a fabricação de farinha e fécula (amido), o curso trata do uso de raspas, folhas e caules na alimentação animal.

A cadeia produtiva da mandioca é um dos focos do treinamento, assim como o uso da manipueira (líquido tóxico originado da prensagem das raízes) na alimentação animal e na adubação.

O processamento das raízes, as Boas Práticas de Fabricação e o processamento mínimo (mandioca chips, palito, minimamente processada e congelada) são outros pontos abordados no treinamento.

As aulas práticas acontecem no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos e no Centro de Tecnologia da Mandioca, constituído por casa de farinha, fecularia, áreas de panificação e de captação de manipueira, além de auditório. O grupo também visita unidade de produção de beijus (tapiocas) na zona rural e o mercado municipal de Cruz das Almas, bem como uma unidade de produção de farinha e fécula no município de Sapeaçu.

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 / www.cnpmf.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025