Técnico da Emater/RS-Ascar retorna de missão a Cabo Verde

07.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Júlio Fiori

Foram quase 20 dias de intenso trabalho, com visitas a seis das 10 ilhas de Cabo Verde. “Foi uma agenda bem corrida, mas com uma programação bastante válida”, relatou o engenheiro agrônomo e assessor especial da Presidência da Emater/RS-Ascar, Alberto Bracagioli Neto, que participou de uma missão em Cabo Verde, entre os dias 8 e 29 de novembro, a convite do Ministério de Desenvolvimento Rural do país africano.

A Universidade Federal do Rio do Sul (UFRGS), através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, tem uma relação de cooperação com a Universidade de Cabo Verde, sendo que, recentemente, uma comitiva do país africano esteve na Emater/RS-Ascar solicitando o apoio técnico para o Ministério de Desenvolvimento Rural de Cabo Verde e um curso para Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde. Bracagioli é professor do curso de graduação tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.

No período em que esteve em Cabo Verde, Bracagioli visitou as principais ilhas agrícolas do país, conheceu diversas experiências de campo, apresentou o trabalho realizado com produtores agroecológicos pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, conversou com agricultores e reuniu-se com extensionistas locais, além de ministrar um curso sobre Metodologias da Extensão Rural para estudantes da Universidade de Cabo Verde. Por fim, de posse das informações coletadas, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar elaborou um relatório apontando as principais deficiências e sugerindo possíveis soluções nas áreas de recursos humanos, infraestrutura, planejamento e comunicação ligadas à extensão rural. O documento foi apresentado à ministra de Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, Eva Ortet, e a seus assessores. Na apresentação, foi destacado que o relatório, feito em curto prazo, conseguiu assimilar as principais questões relacionadas com o desenvolvimento rural.

Conforme Bracagioli, Cabo Verde é um país insular, caracterizado por propriedades com menos de um hectare, clima seco, escassas reservas hídricas, terreno predominantemente montanhoso, além de ser carente de recursos técnicos, materiais e humanos. “Vem daí a necessidade de repassarmos um pouco do nosso conhecimento e experiência em assistência técnica e extensão rural”, explica. “O trabalho da Emater/RS-Ascar já é reconhecido pelo governo cabo-verdiano, devido a outras ações que já foram realizadas”, frisa.

Cabo Verde importa grande parte dos alimentos que consome, principalmente da Europa. Segundo Bracagioli, o governo local está buscando um modelo agrícola de produção e comercialização que diminua a dependência de produtos externos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025