Técnicas podem reduzir emissão dos gases de efeito estufa, diz Stephanes

08.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

“O manejo adequado da atividade produtiva promove resultados na redução das emissões dos gases de efeito estufa”, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (08/12).

Ele apresentou a parlamentares da comissão especial criada para analisar as propostas dos códigos Ambiental e Florestal, na Câmara dos Deputados, algumas das alternativas estudadas por órgãos do Ministério da Agricultura, como a Embrapa e o Inmet, levadas pela delegação brasileira que participa da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), em Copenhague (Dinamarca).

Segundo o ministro, técnicas como plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e recuperação de áreas degradadas podem promover economia de 166,7 milhões de toneladas de gases.

Stephanes falou ainda sobre Projeto Boi Guardião, a ser lançado nesta quarta-feira (9), em Marabá/PA, como uma das alternativas para contribuir na diminuição do desmatamento na Amazônia. “Em dois anos este projeto vai levar ao desmatamento zero nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia” enfatizou. De acordo com o ministro, a iniciativa vai colaborar com as metas do governo federal de reduzir em 80%, até 2020, o desmatamento no bioma.

Eline Santos

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro