Syngenta lança Victrato para tratamento de sementes

A empresa informa que o produto é seguro para insetos benéficos, polinizadores e fauna microbioma do solo, permitindo práticas de plantio direto e plantio direto, protegendo as raízes

17.05.2022 | 08:46 (UTC -3)
Paul Minehart
Jonathan Brown e Camilla Corsi manifestam entusiasmo com o Victrato
Jonathan Brown e Camilla Corsi manifestam entusiasmo com o Victrato

A Syngenta lançou o Victrato, tecnologia para tratamento de sementes com uma combinação de nematicidas e de controle de doenças. Victrato contém a tecnologia Tymirium, que fornece proteção duradoura contra todos os nematoides e doenças fúngicas importantes nas principais culturas, incluindo soja, milho, cereais, algodão e arroz, conforme comunicado da empresa.

Os nematoides estão presentes em quase todos os solos agrícolas, atacando as plantações e abrindo caminho para novas infecções fúngicas. Eles podem ter um impacto devastador, com perdas de rendimento de até 12% globalmente por ano, o que equivale a uma perda estimada de US$ 150 bilhões por ano para os agricultores.

Um dos maiores desafios que os agricultores enfrentam no manejo de nematoides prejudiciais às plantações é a natureza invisível do problema. A Syngenta informa possuir recursos exclusivos de triagem e sistemas de mapeamento inovadores que detectam a presença de nematoides nos principais mercados, incluindo Brasil, EUA, China e em toda a APAC. Este trabalho, em combinação com o Victrato, ajuda os agricultores a identificar e abordar os problemas de nematoides para proporcionar melhorias de produtividade.

A empresa aponta que Victrato permite às plantas otimizarem a absorção de água e nutrientes enquanto aumentam a tolerância ao estresse e o rendimento, proporcionando um maior retorno do investimento para o agricultor. Ao proteger as raízes, Victrato desempenha um papel fundamental na viabilização de práticas de plantio direto e plantio direto e ajuda a preservar a biodiversidade ao não prejudicar insetos benéficos, polinizadores e microflora. Esse perfil de sustentabilidade favorável oferece aos agricultores a opção de substituir tecnologias mais antigas.

Jonathan Brown, Diretor Global da Syngenta Seedcare, disse: “Estamos entusiasmados por adicionar Victrato ao nosso amplo portfólio. A Syngenta Seedcare foi a primeira a desenvolver um moderno tratamento de sementes de nematoides, com Avicta, e agora com este novo produto estamos levando nossos esforços para combater nematoides para o próximo nível. Victrato tem uma formulação fácil de usar que fornece desempenho consistente sem efeitos adversos para a saúde das culturas ou do solo, dando aos agricultores a liberdade de maximizar seus rendimentos sem comprometer a sustentabilidade.”

Camilla Corsi, chefe global da Syngenta Crop Protection Research, disse: “Estamos investindo significativamente na saúde do solo na Syngenta Crop Protection e o desenvolvimento do Victrato é um grande passo à frente neste espaço e o resultado de nosso programa de pesquisa de tratamento de sementes focado. Nossa capacidade exclusiva de projetar e selecionar condutores de tubulações para controle de nematoides nos permite desenvolver produtos que abordam os principais problemas das culturas, oferecendo soluções seguras e convenientes para os agricultores.”

O defensivo Victrato será lançado esta semana no ISF World Seed Congress em Barcelona. Está registrado em El Salvador, com registro esperado na Argentina em 2022 e registros adicionais em uma ampla gama de culturas esperadas globalmente nos próximos cinco anos.

Mais dados podem ser obtidas aqui.

Não houve informação sobre prazo de lançamento no Brasil. O pedido de registro foi publicado no Diário Oficial da União em 31/12/2020.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024