O Dia de Proteção às Florestas é comemorado nesta terça-feira (17/07). E permitir que os produtores alcancem altos patamares de produtividade, usando menos recursos e insumos, mas sem abrir mão das boas práticas ambientais é um dos compromissos assumidos pela Syngenta em seu Plano de Agricultura Sustentável.
Ser um país agrícola não significa desmatar, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, usando menos de 8% do território nacional para a prática da agricultura e mantendo a maior faixa de vegetação nativa preservada do globo – mais de 60% -, sendo que aproximadamente 11% dela está em propriedades rurais. Nos Estados Unidos, por exemplo, 17,4% do território é destinado às lavouras, mas menos de 20% se referem às áreas destinadas à proteção e preservação da mata nativa.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no novo Código Florestal Brasileiro, é uma importante ferramenta no tocante à manutenção da vegetação nativa nas propriedades rurais brasileiras. E a Syngenta tem realizado esforços para auxiliar clientes e agricultores em geral a cumprirem essa regularização ambiental.
A Syngenta também patrocina e faz parte do comitê gestor da Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Esta iniciativa, coordenada pela Embrapa, consiste em promover a diversificação e a integração dos diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área. Desde o seu lançamento, iLPF está promovendo a recuperação de pastagens, rotação de culturas e outras técnicas conservacionistas do solo, iniciativas que se conectam diretamente ao pilar de preservação e fomento à Biodiversidade que integra o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.
Por meio da eficiência agrícola que leva em consideração a coexistência ambienta, todos ganham: o produtor rural, com produtividade sustentável; o consumidor, com alimentos abundantes originados por meio de boas práticas; e o planeta, com a proteção de seu ecossistema.